dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Maluf, Sônia Weidner |
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dc.contributor.author |
Santana, Tarsila Chiara Albino da Silva |
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dc.date.accessioned |
2024-09-14T23:25:28Z |
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dc.date.available |
2024-09-14T23:25:28Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.other |
387676 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259739 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2024. |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa descreve e analisa antropologicamente os processos subjetivos e materiais que constituem o Movimento Brega na cidade do Recife. Devido à forte ligação da música brega com as camadas populares, muitos artistas são moradores de bairros da periferia e, neles, os artistas alcançam seus públicos, bem como os espaços para expressar sua arte. Nesta pesquisa, o meu interesse está voltado não apenas para o brega como gênero musical, mas sobretudo como movimento cultural, social, político e econômico, que tem suas raízes nas periferias recifenses e faz parte da cultura das camadas populares. Trata-se de um movimento que está ligado a uma cadeia produtiva que gera ocupação e renda, formal e informalmente, para cantoras/es, DJs, produtoras/es, dançarinas/os, costureiras/os, estilistas, ambulantes, empresárias/os, entre outros profissionais. Os resultados assinalam que o processo recente de patrimonialização do Movimento Brega traz implicações para o modo como as políticas públicas culturais estão sendo formuladas e implementadas no Recife, e assinala as maneiras como o Estado se relaciona com esse processo. Ao mesmo tempo, revela os modos como o Movimento Brega tem lidado com esse processo, em termos de reivindicação de direitos e de reconhecimento, apropriando-se e utilizando-se politicamente dele para requerer recursos públicos, ainda que estes estejam devidamente garantidos por lei. Trata-se, portanto, de um processo complexo e que expressa diferentes conflitos sociais, políticos, culturais e econômicos. A emergência da pandemia de covid-19 impactou de maneira direta o Movimento Brega no Recife. Em meio a esse contexto, as narrativas dos sujeitos assinalam a relevância econômica do Movimento Brega para a cidade do Recife, o que por sua vez mostra como, no Recife, existe uma ?cultura do empreendedorismo? que está ligada também ao movimento. Por fim, nesta pesquisa trabalho analiticamente as narrativas dos sujeitos, de modo a destacar os seus processos de subjetivação, bem como a constituição do Movimento Brega. Esse trabalho analítico foi realizado por meio de materiais audiovisuais que produzi com os sujeitos, assim como de outros materiais produzidos e publicados por eles mesmos ou pela mídia, isso inclui publicações no Instagram (textos e vídeos), matérias de jornais e revistas, podcasts, vídeos do YouTube, documentos oficiais (leis, decretos, relatórios, etc.), entre outros. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This is an Anthropological study that analyzes and describes subjective and material processes that constitute the Brega movement in Recife, Brazil. Considering the strong connection between Brega music and the working class, many artists live in Recife?s outskirts, places where these artists can engage with their audience, and express their art. Here, my interest is to understand not only Brega as a music genre, but mainly as a cultural, social, political, and economic movement, which has its roots in Recife's outskirts and is part of the working-class popular culture. It is a movement that is linked to a productive chain that generates occupation and income - in the formal and informal sectors - to singers, DJs, producers, dancers, tailors, seamstresses, fashion designers, street vendors, and entrepreneurs, among other professionals. The results indicate that the recent patrimonialization of the Brega movement brings implications for how cultural public policies are being formulated and implemented in Recife. They also illustrate how the State is related to this process. At the same time, it reveals the approach by which the Brega movement has been dealing with this process, considering the fight for rights and recognition. Here, it is possible to see the political embrace and use of the movement to request public funds, even though these are already guaranteed by law. It is, therefore, a complex process able to express different social, cultural, political, and economic conflicts. Covid-19, for example, has had a direct impact on the Brega movement. In this context, the narratives presented here highlight the economic relevance of the Brega movement for Recife, which then shows the existence of a ?culture of entrepreneurship? that is also linked to the phenomenon. Lastly, this research analyzes people?s narratives, in order to emphasize their subjectification process, as well as the Brega Movement?s development. This analytical work has been conducted using audiovisual materials produced by the researcher. These materials include narratives from people related to the Brega movement. There are also other materials produced and published by themselves or by other types of media, which include Instagram posts (texts and videos), newspaper and magazine articles, podcasts, YouTube videos, and official documents (laws, reports, etc.), among others. |
en |
dc.format.extent |
214 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Antropologia |
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dc.subject.classification |
Brega (Música) |
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dc.subject.classification |
Política cultural |
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dc.subject.classification |
Políticas públicas |
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dc.subject.classification |
Empreendedorismo |
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dc.subject.classification |
COVID-19 |
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dc.title |
"Recife é brega, meu amor!": música periférica, movimento brega e modos de subjetivação em contexto pandêmico e neoliberal |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Domínguez, María Eugenia |
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