The crazy (female) artist: iconographies of art, mental illness and gender in Ellen Forney's Marbles

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The crazy (female) artist: iconographies of art, mental illness and gender in Ellen Forney's Marbles

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Viana, Maria Rita Drumond
dc.contributor.author Santos, Luciana dos
dc.date.accessioned 2024-10-10T23:28:46Z
dc.date.available 2024-10-10T23:28:46Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 388125
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/260716
dc.description Dissertação (mestrado) ? Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract Este estudo procura investigar a graphic memoir Marbles: Mania, Depression, Michelangelo + Me: A Graphic Memoir (2012), de Ellen Forney, que chegou ao Brasil em 2014 sob o título de Parafusos: Mania, depressão Michelangelo e eu: Memórias em quadrinhos. Trata-se de uma graphic memoir, ou seja, memórias contadas como história em quadrinhos em que Forney conta sua narrativa de vida, relatando sua trajetória de vida desde quando recebeu o diagnóstico de Transtorno Bipolar. Para representar sua vivência com doença mental, a autora lança mão de metáforas e recursos possibilitados pela linguagem própria das HQs, uma mídia onde palavras e imagens se mesclam para contar uma história. Ademais, Forney traz em sua obra o conceito de ?Crazy Artists?, uma categoria na qual ela se vê inserida uma vez que foi diagnosticada com Transtorno Bipolar e temia que sua criatividade fosse podada pela medicação que tinha a função de controlar a doença. No presente estudo, pretende-se adicionar uma camada extra a esta discussão: A intenção é estudar em consonância com a análise da linguagem gráfica de Marbles, a história por trás de um estereótipo que une artistas femininas, como Georgia O?Keeffe e Sylvia Plath, retratadas em Marbles, e relaciona a arte dessas mulheres às suas doenças mentais. A hipótese proposta é de que a linguagem das HQs possibilita a diversificação da forma como a percepção da figura dessas artistas femininas pode ser representada através de uma nova iconografia
dc.description.abstract Abstract: This study seeks to investigate the graphic memoir Marbles: Mania, Depression, Michelangelo + Me: A Graphic Memoir (2012), by Ellen Forney. It is a graphic memoir in which Forney recounts her life trajectory since being diagnosed with Bipolar Disorder. To represent her experience with mental illness, the author uses metaphors and resources made possible by the language of comics, a medium where words and images mix to tell a story. Furthermore, Forney brings in her work the concept of ?Crazy Artists,? a category in which she finds herself inserted since she was diagnosed with Bipolar Disorder and feared that her creativity would be curtailed by the medication that had the function of controlling the illness. In the present study, I intend to add an extra layer to this discussion: the intention is to study, in line with the analysis of Marbles? graphic language, the story behind a stereotype that unites female artists, such as Georgia O?Keeffe and Sylvia Plath, who are portrayed in Marbles, and relates the art of these women to their mental illnesses. The proposed hypothesis is that the language of comics makes it possible to diversify the way in which the perception of the figure of these female artists can be represented through a new iconography. en
dc.format.extent 116 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Língua inglesa
dc.subject.classification Literatura americana
dc.subject.classification Doenças mentais
dc.subject.classification Histórias em quadrinhos
dc.title The crazy (female) artist: iconographies of art, mental illness and gender in Ellen Forney's Marbles
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Dalmaso, Renata Lucena


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