Tercília dos Santos, Sarah Motta e Gugie Cavalcanti: artes afro-brasileiras, tensões e desdobramentos
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Zanella, Andréa V |
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dc.contributor.author |
Santos, Letícia dos |
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dc.date.accessioned |
2024-10-18T23:25:27Z |
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dc.date.available |
2024-10-18T23:25:27Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.other |
388245 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/260778 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) ? Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2024. |
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dc.description.abstract |
A pesquisa tem como objetivo analisar os discursos raciais que se apresentam na vida e nas obras de três artistas negras residentes na Grande Florianópolis. Partindo da análise do discurso e de suas histórias no mundo das artes e sua composição artística, busco compreender os desdobramentos de raça e gênero que as constituem cotidianamente. Fazendo uma análise a partir de 3 gerações, sendo uma das artistas nascida nos anos 50, outra nos anos 80 e a última próxima aos anos 2000. Partindo de autoras decoloniais como Lélia Gonzalez, Cida Bento, Neusa Santos e Sueli Carneiro, busco compreender de que forma o racismo e as questões de gênero atravessam a vida dessas mulheres e quais as consequências desses marcadores sociais para seu trabalho enquanto artista. Desta forma, como foco da pesquisa me propus a escutar essas mulheres; mulheres negras e artistas, considerando o modo como os marcadores sociais de raça, gênero e classe social as constituem e se apresentam em suas narrativas sobre suas produções artísticas. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The research aims to analyze the racial discourses that appear in the lives and works of three black artists living in Grande Florianópolis. Starting from the analysis of discourse and their stories in the art world and their artistic composition, I seek to understand the developments of race and gender that constitute them on a daily basis. An analysis is carried out from 3 generations, one of the artists being born in the 50s, another in the 80s and the last one near the 2000s. Based on decolonial authors such as Lélia Gonzalez, Cida Bento, Neusa Santos and Sueli Carneiro, I seek to understand how racism and gender issues permeate the lives of these women and what are the consequences of these social markers for their work as an artist. Therefore, as the focus of the research I set out to listen to these women; black women and artists, considering the way in which social markers of race, gender and social class constitute them and are presented in their narratives about their artistic productions. |
en |
dc.format.extent |
78 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Psicologia |
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dc.subject.classification |
Negros na arte |
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dc.subject.classification |
Relações de gênero |
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dc.subject.classification |
Negras |
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dc.subject.classification |
Artes visuais |
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dc.title |
Tercília dos Santos, Sarah Motta e Gugie Cavalcanti: artes afro-brasileiras, tensões e desdobramentos |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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