dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Reinhardt, Bruno Mafra Ney |
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dc.contributor.author |
Garcia, Luís Augusto Meinberg |
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dc.date.accessioned |
2024-11-06T23:25:29Z |
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dc.date.available |
2024-11-06T23:25:29Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.other |
388595 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/260918 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2024. |
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dc.description.abstract |
Ao longo das duas últimas décadas, as comunidades muçulmanas no Brasil têm passado por transformações internas que abrangem desde formas de legitimação até estratégias de manutenção e expansão no campo religioso brasileiro. Em Barretos, no interior de São Paulo, a comunidade muçulmana se consolidou inicialmente devido à chegada de imigrantes sírio-libaneses de religião muçulmana durante a primeira metade do século XX, que construíram em Barretos uma das primeiras mesquitas do Brasil. Contudo, embora esses imigrantes tenham estabelecido suas práticas culturais, religiosas e modos de vida no ambiente urbano, eles não são os únicos a compor a comunidade nos dias de hoje. A composição atual é marcada principalmente pelo fenômeno da conversão, com uma presença majoritária de pessoas brasileiras convertidas ou \"revertidas\" ao Islã. Esta dissertação é uma pesquisa antropológica com a União Beneficente Muçulmana de Barretos que aborda o Islã histórica e etnograficamente enquanto uma tradição discursiva. Em essência, ela investiga os diversos entrelaçamentos e recomposições entre as sensibilidades e os imperativos morais islâmicos e moderno-seculares em um contexto brasileiro específico. A dissertação é dividida em duas partes. Na primeira, exploro a história da imigração sírio-libanesa e as estratégias de manutenção e expansão do Islã na cidade. Na segunda, foco nas experiências religiosas corporificadas nos rituais e nas vidas cotidianas dos muçulmanos, especialmente dos convertidos. Nos primeiros dois capítulos, analisamos como o Islã estabelece diálogos históricos com as autoridades seculares e religiosas hegemônicas, envolvendo conflitos, reconciliações e contribuições. Nos capítulos três, quatro e cinco, em diálogo etnográfico com as vivências e narrativas muçulmanas em Barretos, buscamos demonstrar como a tradição islâmica se articula tanto na esfera individual do muçulmano quanto na esfera pública secular compartilhada, e como sistemas normativos como o Islã se adaptam e se mantêm vigentes não apesar das contradições entre submissão às normas e a liberdade criativa e argumentativa dos fiéis, mas por meio delas. |
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dc.description.abstract |
Abstract: Over the last two decades, Muslim communities in Brazil have undergone internal transformations ranging from forms of legitimization to strategies for maintenance and expansion in the Brazilian religious field. In Barretos, in the interior of São Paulo, the Muslim community was initially consolidated due to the arrival of Syrian-Lebanese Muslim immigrants during the first half of the 20th century, who built one of the first mosques in Brazil in Barretos. However, although these immigrants established their cultural and religious practices and ways of life in the urban environment, they are not the only ones who make up the community today. The current composition is marked mainly by the phenomenon of conversion, with a majoritarian presence of Brazilians who have converted or ?reverted? to Islam. This dissertation is an anthropological study of the União Beneficente Muçulmana de Barretos, which approaches Islam historically and ethnographically as a discursive tradition. In essence, it investigates the various interweavings and recompositions between Islamic and modern-secular sensibilities and moral imperatives in a specific Brazilian context. The dissertation is divided into two parts. In the first, I explore the history of Syrian-Lebanese immigration and the strategies for maintaining and expanding Islam in the city. In the second, I focus on the religious experiences embodied in the rituals and daily lives of Muslims, especially converts. In the first two chapters, we analyze how Islam establishes historical dialogues with hegemonic secular and religious authorities, involving conflicts, reconciliations and contributions. In chapters three, four and five, in ethnographic dialogue with Muslim experiences and narratives in Barretos, we seek to demonstrate how the Islamic tradition is articulated both in the individual sphere of the Muslim and in the shared secular public sphere, and how normative systems such as Islam adapt and remain in force not despite the contradictions between submission to norms and the creative and argumentative freedom of the faithful, but through them. |
en |
dc.format.extent |
210 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Antropologia social |
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dc.subject.classification |
Muçulmanos |
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dc.subject.classification |
Islamismo |
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dc.title |
O Islã em Barretos (SP): história, sensibilidades devocionais e conflitos normativos |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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