Title: | Senhoras e senhores, os Beatles!: a reinvenção global de um ícone pop em tempos de peregrinações laicas |
Author: | Brandão, João Bosco Ferreira |
Abstract: |
Os Beatles foram um conjunto musical formado por John Lennon (guitarra base), Paul McCartney (baixo), George Harrison (guitarra solo) e Ringo Starr (bateria). Eram de Liverpool, importante cidade portuária inglesa, que por ter característica multicultural, foi fundamental em sua formação. Em sua curta carreira (1962-1970) alcançaram sucesso e deixaram marcas, tornando-se ícones da cultura pop. A criatividade artística, inovação técnica e engajamento social os fizeram símbolos de uma geração. Sua influência ultrapassou as fronteiras territoriais e linguísticas e as músicas por eles compostas são ainda ouvidas, não só pelos seus contemporâneos, mas também pelas novas gerações. No entanto, o que justifica o contínuo interesse pelo grupo e seu trabalho, mesmo passados mais de 50 anos do fim do conjunto? O objetivo principal desta tese é entender esse fenômeno. Percebeu-se que não há uma única resposta para o questionamento proposto. Liverpool tornou-se cidade-ícone, repleta de monumentos, memoriais, museus e outros lugares de memória, visitados constantemente por fãs que muitas vezes se comportam como peregrinos. É a cultura pop revestida de características religiosas, transformando viagens e passeios em peregrinações laicas, onde certas localidades tem aspectos sagrados e certos objetos se tornam relíquias. Esse intenso turismo cultural e suas consequências econômicas, tornaram o grupo elemento central da identidade hegemônica da urbe. Conceitos como produção de presença e de sentido (Hans Gumbretch), travelling memories (Astrid Erll), lugar de memória (Pierre Nora, revisitado por Aleida Assmann), nostalgia - golden age thinking - e sua indústria (Matthew Cooper, Maribel Carvalho Suarez, entre outros), aura e autenticidade (Walter Benjamin) foram fundamentais no esclarecimento dessa proposição. Outro fator fundamental foi a Apple Corps., empresa criada pelos músicos e administrada por eles e seus herdeiros, que tem como papel o gerenciamento da marca beatle e de seus produtos. Apoiados em uma indústria musical e de nostalgia e de um marketing planejado, os Beatles continuam presentes na mídia, lançando novos ou repaginados produtos e mantendo o nome do grupo em evidência. A associação de todos esses fatores explica a manutenção da importância do grupo como ícone pop e referência nas artes globais. Abstract: The Beatles were a musical group formed by John Lennon (rhythm guitar), Paul McCartney (bass), George Harrison (lead guitar) and Ringo Starr (drums). They were from Liverpool, an important English port city, which due to its multicultural characteristics, was fundamental in its formation. In their short career, (1962-1970) they achieved success and left marks, becoming pop culture icons. Artistic creativity, technical innovation and social engagement made them symbols of a generation. Their influence went beyond territorial and linguistic boundaries and the music they composed is still heard not only by their contemporaries, but also by new generations of listeners. Their importance is clear in the cultural scenario, but what justifies the continued interest in the group and its work, even more than 50 years after the end of their career? Why is this interest renewed by the younger generations? The main objective of this thesis is to understand this phenomenon. One of the possible answers is related to their hometown. Liverpool has become an iconic city, full of monuments, memorials, museums and other places of memory, constantly visited by fans who often behave like pilgrims. It is pop culture coated with religious characteristics, transforming trips and tours into secular pilgrimages, where certain locations have sacred aspects and certain objects become relics. Nowadays this intense cultural tourism and its economic consequences made the group a central element of the city?s hegemonic identity. Concepts such as production of presence and meaning (Hans Gumbretch), traveling memories (Astrid Erll), place of memory (Pierre Nora revisited by Aleida Assmann), nostalgia ? golden age thinking ? and its industry (Matthew Cooper, Maribel Carvalho Suarez among others), aura and authenticity (Walter Benjamin) were fundamental in clarifying this proposition. Another fundamental factor was Apple Corps, a company created by the musicians and managed by them and their heirs, whose role is to manage the Beatle brand and its products. Supported by an industry os music, nostalgia and by planned marketing, the Beatles continue to be present in the media, launching new or redesigned products and keeping the group?s name in the spotlight. The association of all these factors explains the maintenance of the group?s importance as pop icons and as a reference in global arts. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261228 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PHST0832-T.pdf | 14.61Mb |
View/ |