Jogos e Gamificação na Saúde Infantil para o aprendizado de hábitos saudáveis: Revisão de Escopo.

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Jogos e Gamificação na Saúde Infantil para o aprendizado de hábitos saudáveis: Revisão de Escopo.

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Title: Jogos e Gamificação na Saúde Infantil para o aprendizado de hábitos saudáveis: Revisão de Escopo.
Author: Duarte, Thainá de Oliveira Piza
Abstract: Objetivo: O uso de jogos e gamificação quando utilizados em contextos educativos tornam o processo de aprendizagem mais prazeroso e eficaz. Para a enfermagem, é uma boa estratégia quando utilizada na promoção da saúde, educação acerca dos hábitos saudáveis e prevenção de doenças. O objetivo desta pesquisa é identificar, por meio da literatura, jogos e estratégias de gamificação mais utilizadas com crianças e adolescentes no contexto escolar para promover a saúde e os hábitos saudáveis desde a infância. Método: Este estudo é uma revisão de escopo que segue as diretrizes do Joanna Briggs Institute utilizando o mnemônico "PCC" (População, Conceito e Contexto). A coleta dos dados ocorreu em Agosto de 2024, onde foram utilizados os descritores Gamificação; Promoção da saúde; Criança; Adolescente e Escolas. A pesquisa não teve recorte temporal e reuniu artigos gratuitos nos idiomas português, inglês e espanhol, nas bases de dados PubMed; Scielo; Scopus; Lilacs; Embase; Cochrane Library e Web of Science. Para compor a pesquisa, os critérios de elegibilidade foram: artigos nos idiomas português, inglês e espanhol cujo tema estivesse de acordo com o assunto, pesquisas feitas com a faixa etária dos 6 aos 14 anos e estudos focados no ambiente escolar. Portanto, foram excluídos artigos duplicados, estudos cuja população estudada não eram em seres humanos, cartas ao leitor, cartilhas, resumos de anais e de eventos. Resultados: Após a coleta dos dados, os mesmos foram transportados para o softwave de revisão Rayyan Qatar Computing Research Institute. Ao todo, foram encontrados 659 artigos nas bases de dados e após seguir os critérios de elegibilidade, 9 artigos foram selecionados para o trabalho final. Dentre eles, 6 focaram na eficácia da gamificação para incentivar principalmente o maior consumo de frutas e vegetais e aumento dos exercícios físicos. Conclusão: No que se refere a gamificação na promoção de hábitos saudáveis na infância, as intervenções lúdicas, como jogos de tabuleiro, tem impacto positivo na mudança dos hábitos e no entendimento das crianças e dos adolescentes acerca deles. Além disso, notou-se que o enfermeiro desempenha um papel essencial ao promover a saúde e prevenir doenças através de estratégias lúdicas no ambiente escolar.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261671
Date: 2024-11-29


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