Desenvolvimento de um chatbot com base em eventos usando gamificação para o ensino de computação na educação básica

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Desenvolvimento de um chatbot com base em eventos usando gamificação para o ensino de computação na educação básica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Wangenheim, Christiane Gresse von
dc.contributor.author Ramos, Julio Gonçalves
dc.date.accessioned 2024-12-16T20:35:31Z
dc.date.available 2024-12-16T20:35:31Z
dc.date.issued 2024-12-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261886
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Ciências da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente a computação e a Inteligência Artificial estão muito presentes no nosso dia-a-dia, com um grande crescimento previsto no mercado de trabalho. Isso torna o ensino de computação já na educação básica importante para formar cidadãos aptos tanto no uso cotidiano de computação quanto em tópicos inovadores e em alta. Nesse contexto já existem iniciativas propondo unidades instrucionais como por exemplo o curso “Machine Learning para Todos”, que visa o ensino de conceitos básicos de Machine Learning para estudantes do ensino fundamental e médio. Mesmo observando que o curso permite aos estudantes neste estágio educacional aprender esses conceitos, observa-se uma dificuldade em manter os estudantes engajados ao longo de todo o curso. Uma das soluções propostas para mitigar essa dificuldade são Agentes Conversacionais, coloquialmente chamados de “chatbots” em conjunto com a gamificação. Como parte do trabalho visa-se levantar o estado da arte em relação a chatbots educacionais no ensino de computação, a concepção e implementação de um modelo de chatbot usando técnicas de gamificação para o curso “Machine Learning para Todos” integrado na plataforma “Moodle”. Assim espera-se que o resultado deste trabalho contribua para a efetividade do ensino de Inteligência Artificial na educação básica, mantendo os estudantes engajados e assim contribuindo a uma ampla popularização deste conhecimento. pt_BR
dc.format.extent 93 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access.
dc.title Desenvolvimento de um chatbot com base em eventos usando gamificação para o ensino de computação na educação básica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Hauck, Jean Carlo Rossa


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