Title: | Explorando a integração de mobiliário urbano e realidade aumentada: potencialidades para a inovação artística, social e urbana |
Author: | Da Rosa, Matheus Giulio Gomes |
Abstract: |
O crescente desenvolvimento urbano, aliado ao avanço da tecnologia digital, tem gerado uma demanda por soluções que otimizem a funcionalidade dos espaços públicos e promovam experiências enriquecedoras para habitantes e visitantes. Este projeto investiga a integração entre mobiliário urbano e realidade aumentada, com foco em explorar novas formas de expressão artística e social nos espaços públicos. O principal objetivo foi desenvolver mobiliários que combinassem características físicas e digitais, utilizando realidade aumentada para criar ambientes interativos que valorizem a cultura, a história e o convívio urbano. A metodologia utilizada foi o "Duplo Diamante", que orienta a pesquisa desde a definição do problema até a entrega da solução final. Foram realizadas revisões de literatura sobre mobiliário e design urbano, tecnologias digitais, assim, identificando o público-alvo e suas necessidades. O projeto explorou diversas alternativas de design, focando em criar mobiliários ergonômicos, funcionais e esteticamente agradáveis, que pudessem incorporar elementos de realidade aumentada para enriquecer a experiência dos usuários. Prototipagens digitais foram conduzidas utilizando ferramentas de modelagem 3D OnShape e wireframes no Figma, seguidas de testes para ajustes de usabilidade. Os resultados demonstraram o potencial da realidade aumentada em criar espaços dinâmicos e atrativos, proporcionando acesso democratizado à cultura e incentivando a interação social. A solução desenvolvida inclui um banco urbano adaptado para diferentes cenários, com interação por interfaces digitais (celulares) que possibilitam uma navegação intuitiva e acessível. O uso de materiais duráveis e sustentáveis, aliado a um design inclusivo e interativo, permitiu que o mobiliário se integrasse ao contexto urbano, atendendo tanto às necessidades práticas quanto às expectativas estéticas dos usuários. No contexto contemporâneo, os indivíduos estão cada vez mais imersos no ambiente digital, e a tecnologia tem desempenhado um papel influente na vida cotidiana das pessoas. Este projeto visa melhorar a estética urbana e promover a inclusão, diversidade cultural e o envolvimento entre o físico e o digital. The increasing urban development, combined with the advancement of digital technology, has created a demand for solutions that optimize the functionality of public spaces and promote enriching experiences for residents and visitors. This project investigates the integration of urban furniture and augmented reality, focusing on exploring new forms of artistic and social expression in public spaces. The main objective was to develop furniture that combines physical and digital characteristics, using augmented reality to create interactive environments that highlight culture, history, and urban interaction. The methodology used was the "Double Diamond," guiding the research from problem definition to the final delivery of the solution. Literature reviews on urban furniture, urban design, and digital technologies were conducted, identifying the target audience and their needs. The project explored various design alternatives, focusing on creating ergonomic, functional, and aesthetically pleasing furniture that could incorporate augmented reality elements to enrich the user experience. Digital prototyping was carried out using 3D modeling tools like OnShape and wireframes in Figma, followed by usability testing for adjustments. The results demonstrated the potential of augmented reality to create dynamic and attractive spaces, providing democratized access to culture and encouraging social interaction. The developed solution includes an urban bench adapted for different scenarios, with interaction through digital interfaces (mobile phones) that allow intuitive and accessible navigation. The use of durable and sustainable materials, combined with an inclusive and interactive design, allowed the furniture to integrate seamlessly into the urban context, meeting both practical needs and aesthetic expectations of users. In the contemporary context, individuals are increasingly immersed in the digital environment, and technology has played an influential role in people’s daily lives. This project aims to improve urban aesthetics and promote inclusion, cultural diversity, and the connection between the physical and digital realms. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design de Produto. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262097 |
Date: | 2024-12-06 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC_Matheus_Giu ... e Realidade Aumentada.pdf | 4.948Mb |
View/ |
TCC |