Sinal Fechado: Um disco de interpretações e sua relação com as canções autorais de Chico Buarque e o período histórico sob uma perspectiva político-social

DSpace Repository

A- A A+

Sinal Fechado: Um disco de interpretações e sua relação com as canções autorais de Chico Buarque e o período histórico sob uma perspectiva político-social

Show full item record

Title: Sinal Fechado: Um disco de interpretações e sua relação com as canções autorais de Chico Buarque e o período histórico sob uma perspectiva político-social
Author: Lemes, Samuel Ribeiro
Abstract: O presente trabalho busca relacionar o álbum de interpretações “Sinal Fechado”, lançado em 1974 por Chico Buarque ao seu próprio modo de compor canções de cunho político-social. Busca também articulá-lo a pontos específicos do período que demonstram o descontentamento popular com o regime militar no primeiro ano do governo Geisel. Por meio de revisão bibliográfica, apresentou-se a construção e a desconstrução da imagem de Chico Buarque como um “bom moço” para, posteriormente, ser visto como um compositor combativo contra a ditadura militar. Demonstrou-se ainda alguns dos artifícios utilizados para burlar a censura em suas canções em períodos anteriores a 1974. E a partir de um estudo interdisciplinar, levando em consideração o campo Historiográfico e a área da Letras, foram feitas análises das canções “Filosofia”, “Você Não Sabe Amar” e “Lágrima”, todas do álbum supracitado, relacionando-as aos artifícios já demonstrados e aos pontos específicos apresentados sobre o descontentamento no período. Para isso, o trabalho baseou-se na metodologia desenvolvida por Marcos Napolitano em seu livro História e Música. Concluímos que o álbum “Sinal Fechado” permite uma interpretação que o relacione ao próprio fazer poético-musical de Chico Buarque, além de ser um álbum que, em termos quantitativos, pode ser lido majoritariamente como um álbum voltado às questões político-sociais do período.This work seeks to relate the album of interpretations “Sinal Fechado”, released in 1974 by Chico Buarque to his own way of composing songs of a social-political nature, also linking it to specific points that demonstrate popular discontent in the first period of the Geisel government, the period in which the album was produced and released. By means of a bibliographical review, the aim was to present the construction and deconstruction of Chico Buarque's image as a “good guy” so that he could later be seen as a combative composer against the military dictatorship. It also showed some of the tricks used to circumvent censorship in his songs in periods before 1974. Based on an interdisciplinary study, taking into account the fields of History and Literature, we analyzed the songs “Filosofia”, “Você Não Sabe Amar” and “Lágrima”, all from the aforementioned album, relating them to the devices already demonstrated and the specific points made about discontent in the period. The work was based on the methodology developed by Marcos Napolitano in his book História e Música. We conclude that the album “Sinal Fechado” allows an interpretation that relates it to Chico Buarque's own poetic-musical work, as well as being an album that, in quantitative terms, can be read mostly as an album focused on the political and social issues of the period.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262104
Date: 2024-12-12


Files in this item

Files Size Format View
TCC - Samuel Lemes.pdf 1.342Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar