Title: | Provadores virtuais com realidade aumentada no e-commerce: fatores que influenciam a aceitação do usuári |
Author: | Texeira, Kamily |
Abstract: |
O avanço das tecnologias imersivas transformou o comércio eletrônico, apresentando soluções inovadoras como os provadores virtuais baseados em Realidade Aumentada (RA), que permitem aos consumidores experimentar produtos de forma interativa e prática. Este trabalho explora como as dimensões de engajamento, imersão, motivação e usabilidade influenciam a aceitação dessa tecnologia. Para isso, conduziu-se um estudo de caso com 33 participantes que interagiram com os provadores virtuais da marca Oakley e DeepAR. Para coleta de dados, foram elaborados um questionário estruturado e uma questão aberta, analisados de forma descritiva e qualitativa. Os resultados revelaram alto engajamento e satisfação dos usuários, ressaltando a importância de elementos como o design intuitivo e de interatividade. Na imersão, foram observadas variações individuais, enquanto a motivação foi influenciada pela curiosidade e pela utilidade percebida. Em termos de usabilidade, os resultados demonstraram ampla acessibilidade das ferramentas, mas demandando aprimoramento na precisão das simulações e na prevenção de erros. Nessa perspectiva, evidenciou-se que essas tecnologias foram bem aceitas pelos usuários e possuem grande potencial para enriquecer a experiência do consumidor, embora desafios relacionados à precisão, à prevenção de erros e à diversidade de produtos ainda precisem ser superados. The advancement of immersive technologies has transformed e-commerce, introducing innovative solutions such as augmented reality (AR)-based virtual fitting rooms that allow consumers to try products interactively and conveniently. This study explores how the dimensions of engagement, immersion, motivation, and usability influence the acceptance of this technology. A case study was conducted with 33 participants who interacted with virtual fitting rooms from Oakley and DeepAR. Data collection included structured questionnaires and an open-ended question, analyzed descriptively and qualitatively. The results revealed high user engagement and satisfaction, highlighting the importance of intuitive design and interactivity. Immersion showed individual variations, while motivation was influenced by curiosity and perceived utility. In terms of usability, the technology demonstrated broad accessibility but required improvements in simulation accuracy and error prevention. From this perspective, the study found that these technologies were well-received by users and have great potential to enhance the consumer experience, although challenges related to precision, error prevention, and product variety still need to be addressed. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262360 |
Date: | 2024-12-09 |
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TCC_Kamily Marcon.pdf | 2.149Mb |
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