Title: | Criação de cenário 3D cyberpunk |
Author: | Machado, Raquel Vilain |
Abstract: |
Um cenário 3D pode servir como ferramenta para ambientalizar e contextualizar uma história tanto para jogos como animações. Na etapa da criação de um cenário 3D, pode ser abordado o tema, como também as características do lugar, do contexto histórico, social e político em que se passa a história. Essas informações transmitidas visualmente imergem o espectador ou jogador no produto. Assim, este artigo retrata o desenvolvimento de um cenário 3D de estilo cyberpunk minimalista, composto por prédios ocidentais e elementos orientais, como um templo, em futuro distópico em 3100 d.c, em uma cidade fictícia onde elementos da cultura ocidental e oriental se mesclam. De gênero ação e aventura, esse projeto tem como objetivo a aplicação em jogos de forma eficiente e otimizada. Para isso, foram utilizadas técnicas de modelagem low poly, box modeling e a implementação de objetos modulares. As etapas para a criação de um cenário 3D podem ser divididas em: escolha da temática do cenário, criação de um painel de referências, estudo de volumetria, ou seja, blocagem dos objetos no programa 3D, modelagem, teste dos objetos no motor de jogos, texturização, ajuste dos objetos na cena e renderização. Dessa forma, este trabalho tem como finalidade descrever e analisar o processo de criação de um cenário 3D, otimizado para jogos que mescle o estilo cyberpunk com objetos orientais. A 3D scenario can serve as a tool to set the scene and contextualize a story for both games and animations. During the creation stage of a 3D scenario, the theme can be addressed, as well as the characteristics of the place, and the historical, social, and political context in which the story takes place. This information conveyed visually immerses the viewer or player in the product. Thus, this article portrays the development of a 3D scenario in a minimalist cyberpunk style, composed of Western buildings and Eastern elements, such as a temple, in a dystopian future in 3100 AD, in a fictional city where elements of Western and Eastern cultures blend. In the action-adventure genre, this project aims to be applied in games in an efficient and optimized way. To this end, low poly modeling techniques, box modeling, and the implementation of modular objects were used. The steps for creating a 3D scenario can be divided into: choosing the theme of the scenario, creating a reference panel, studying the volume, i.e., blocking the objects in the 3D program, modeling, testing the objects in the game engine, texturing, adjusting the objects in the scene and rendering. Thus, this work aims to describe and analyze the process of creating a 3D scenario, optimized for games that mix the cyberpunk style with oriental objects. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262385 |
Date: | 2024-12-09 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC_Criacao_de_ ... _Raquel Vilain Machado.pdf | 1.604Mb |
View/ |
TCC | |
Memorial descritivo.pdf | 42.82Kb |
View/ |
Memorial descritivo | |
Prancha TCC 2024 anim_Raquel Vilain Machado.pdf | 2.014Mb |
View/ |
Peça gráfica | |
Cyberpunk.mp4 | 226.7Mb | MPEG-4 video |
View/ |
Animação |