Chroma: a presença e ausência de cores como ferramenta narrativa

DSpace Repository

A- A A+

Chroma: a presença e ausência de cores como ferramenta narrativa

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Grassi, Nicholas Bruggner
dc.contributor.author Bezerra de Mello, Larissa Moreira
dc.date.accessioned 2024-12-20T15:08:14Z
dc.date.available 2024-12-20T15:08:14Z
dc.date.issued 2024-12-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262397
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso tem como foco o desenvolvimento de pré-produção de um projeto de animação 2D intitulado Chroma, que utiliza como estratégia narrativa aspectos psicológicos e emocionais da ausência e presença de cores. O objetivo deste trabalho é analisar o uso de cor como simbolismo no cinema, e, mais especificamente, explicitar como a polarização entre cor e não-cor pode ser utilizada como linguagem visual simbólica. Como resultado, foi desenvolvida a etapa de pré-produção do curta Chroma, obtendo, como produto final, um animatic – que utiliza a contraposição entre cor e sua ausência como forma de retratar o conflito interno vivido por uma das personagens; o qual foi elaborado levando em conta a pesquisa à respeito de atribuição de significados no audiovisual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica acerca de simbologia no cinema e pré-produção em animação, além da análise e comparação de obras que fazem uso de simbolismo. pt_BR
dc.description.abstract This undergraduate thesis focuses on the development of the pre-production phase of a 2D animation project titled Chroma, which employs psychological and emotional aspects of the absence and presence of colors as a narrative strategy. The aim of this study is to analyze the use of color as symbolism in cinema and, more specifically, to demonstrate how the polarization between color and non-color can function as a symbolic visual language. As a result, the pre-production stage of the short film Chroma was developed, culminating in an animatic. This animatic utilizes the contrast between color and its absence to depict the internal conflict experienced by one of the characters, all while taking into account research on the attribution of meaning in audiovisual media. The methodology includes both bibliographic review on symbolism in cinema and animation pre-production, along with the analysis and comparison of works that make use of symbolism. pt_BR
dc.format.extent 44 f. + 1 vídeo + memorial descritivo + pôster pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Cor pt_BR
dc.subject Simbolismo pt_BR
dc.subject Narrativa Visual pt_BR
dc.subject Pré-produção pt_BR
dc.subject Animatic pt_BR
dc.title Chroma: a presença e ausência de cores como ferramenta narrativa pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
artigo_tcc_larissa_moreira.pdf 8.387Mb PDF View/Open Artigo TCC - Larissa Moreira
chroma_animatic.mp4 286.2Mb MPEG-4 video View/Open Chroma animatic
memorial_descritivo.pdf 49.80Kb PDF View/Open Memorial Descritivo - Larissa Moreira
poster_tcc.pdf 649.1Kb PDF View/Open Peça Gráfica - Larissa Moreira

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar