A musicoterapia em contextos sociais e comunitários: dissensos, saberes e fazeres no âmbito da América Latina

DSpace Repository

A- A A+

A musicoterapia em contextos sociais e comunitários: dissensos, saberes e fazeres no âmbito da América Latina

Show full item record

Title: A musicoterapia em contextos sociais e comunitários: dissensos, saberes e fazeres no âmbito da América Latina
Author: Arndt, Andressa Dias
Abstract: Nesta tese investigamos os fazeres e saberes da Musicoterapia Social e Comunitária na América Latina. Utilizamos o termo Musicoterapia Social e Comunitária como uma síntese totalizadora aberta, que abarca as formas de se pensar-fazer Musicoterapia que se distanciam de uma forma convencional, ou seja, de uma inclinação ao trabalho individualizante, focando em um sofrimento comumente motivado por alguma patologia e/ou orientado por perspectivas biomédicas. Construímos as informações por meio de uma revisão integrativa de literatura, a realização de cinquenta e nove entrevistas com musicoterapeutas da América Latina e por meio de pesquisas no cotidiano de trabalho de alguns/mas desses/as musicoterapeutas. Nosso processo de construção e análise de informações tomou como inspiração o Método da Igualdade, de Jacques Rancière. Escolhemos organizar as informações por meio de três artigos e um breve capítulo final. De modo geral, ao longo de toda esta tese buscamos contribuições para pensar arte, sujeito e coletivos nas obras de Lev Vigotski e seus/suas interlocutores/as, bem como nos trabalhos de Jacques Rancière e seus/suas interlocutores/as. No primeiro artigo analisamos o conceito de sujeito e coletivo presente nas publicações selecionadas na revisão integrativa de literatura e discorremos sobre as ações coletivas/ comuns em articulação com as interferências possíveis de serem assinaladas no campo do instituído. No segundo artigo analisamos as informações advindas das entrevistas e de nossas pesquisas no cotidiano de trabalho. Escolhemos abordar a questão dos fazeres horizontalizados e práticas não convencionais no campo da Musicoterapia Social e Comunitária latino-americana. Consideramos essas práticas como notas de dissenso perante o campo convencional da Musicoterapia. No terceiro artigo, a partir do diálogo entre perspectivas vigotskianas e rancerianas discorremos sobre a arte e os processos de subjetivação política, em articulação com as informações que pudemos construir nesta pesquisa. No capítulo final, buscamos propor um breve texto sintetizando de forma aberta algumas das informações que tratamos ao longo dos artigos e apontando alguns possíveis para o campo de saber e prática da Musicoterapia Social e Comunitária. Por fim, defendemos a tese de que esses saberes e fazeres que pudemos criar e conhecer nesta pesquisa, contribuem para a criação de cenas de dissenso perante o campo convencionalmente posto da Musicoterapia e, assim, abrem a novos possíveis para este campo do fazer.In this thesis we investigate the doings and the knowledge of the Social and Community Music Therapy in Latin America. We utilize the term Social and Community Music Therapy as an open totalizing synthesis, that embraces all forms of thinking-doing Music Therapy that distance of a conventional form, in other words, of an inclination to an individualized work, focusing in a suffering commonly motivated by some pathology and/or oriented by biomedical perspectives. We build the information by means of an integrative literature revision, the accomplishment of fifty-nine interviews with music therapists from Latin America and by means of researches in the daily work life of some of these music therapists. Our process of construction and analysis of information have as inspiration The Method of Equality of Jacques Rancière. We choose to organize the information throughout three articles and one brief final chapter. Generally, throughout this thesis we search for contributions to think art, subject and collective in works of Lev Vigotski and his/her interlocutors as well as in the works of Jacques Rancière and his/her interlocutors. In the first article we analyze the concept of subject and collective present in the selected publications of the integrative literature revision and we discourse about the collective/common actions in articulation with possible inferences of being signalize in the field of the instituted. In the second article we analyze the information that came from the interviews and from our researches in the daily work life. We choose to approach the matter of the doings horizontally and non-conventional practices in the field of Social and Community Music Therapy in Latin America. We consider these practices as notes of dissensus towards the conventional field of Music Therapy. In the third article, from the dialogue between the perspectives of Vigotski and Rancière, we discourse about the art and the processes of political subjectivation, in articulation with the information that we were able to build in this research. In the final article we try to propose a brief text systematizing, in an open form, some of the information that we process throughout the articles and pointing out some possible to the knowledge and practice of Social and Community Music Therapy. By least, we defend the thesis that these knowledge and doings that we could create and get to know in this research, contribute for the creation of scenes of dissensus towards the conventionally set field of Music Therapy, and so, open to new possible for this field of doing.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262691
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0881-T.pdf 1.479Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar