Title: | De Países Baixos à Recife, Rio de Janeiro e Florianópolis: a trajetória da pintura de paisagem no Brasil |
Author: | Araujo, Iasmim Albuquerque |
Abstract: |
O presente trabalho de conclusão de curso visa discutir o desenvolvimento e consolidação do gênero de pintura de paisagem, inicialmente em contexto europeu – dando ênfase para o que foi conquistado nas pinturas de paisagem holandesas –, e depois, em contexto brasileiro – com a introdução da paisagem brasileira nas obras realizadas por pintores europeus e a inserção do gênero de pintura de paisagem nas obras realizadas por pintores brasileiros. Além de ser um trabalho que almeja servir de contrapartida para a interdisciplinaridade entre Museologia e História da Arte através da pesquisa em instituições museológicas, o objetivo é compreender o desenvolvimento da pintura de paisagem no Brasil como aparelho para a criação de narrativas de memória e de identidade. A partir da perspectiva apresentada, a pintura de paisagem brasileira é entendida enquanto resultado do entrecruzamento de olhares e de uma tradição visual iniciada no século XVII na atual Holanda, perpetuada através dos artistas viajantes e da tradição neoclássica da arte acadêmica, e a ser explorada pelo academicismo e pela arte moderna brasileira. The current undergraduate thesis aims to discuss the development and consolidation of the landscape painting genre, initially in a European context – with emphasis on what was achieved in Dutch landscape paintings –, and later, in a Brazilian context – with the introduction of Brazilian landscape in artworks created by European painters and the insertion of the genre of landscape painting in artworks created by Brazilian painters. In addition to being a work that aims to serve as a counterpart to the interdisciplinarity between Museology and Art History through research in museum institutions, the goal is to understand the development of landscape painting in Brazil as a device for creating narratives of memory and identity. From the perspective presented, Brazilian landscape painting is understood as the result of the crossing of perspectives and a visual tradition that began in the 17th century in present-day Netherlands, perpetuated through traveling artists and the neoclassical tradition of Academic art, and to be explored by academicism and Brazilian modern art. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Museologia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262888 |
Date: | 2024-12-03 |
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TCC - Iasmim Albuquerque Araujo.pdf | 39.21Mb |
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