dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Martineschen, Daniel |
|
dc.contributor.author |
Lima, Vitória Gonçalves Arruda de |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-03T18:22:04Z |
|
dc.date.available |
2025-02-03T18:22:04Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-13 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263065 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Alemão. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho explora as releituras contemporâneas do mito de Medeia, com foco na ressignificação da personagem na obra Medea. Stimmen, de Christa Wolf. Partindo da tragédia de Eurípides, o estudo analisa como Medeia foi representada historicamente, estando frequentemente associada a uma visão restrita de criminosa, construída principalmente por autores do sexo masculino. Fundamentando esta análise com o conceito de “lugar de fala” conforme apresentado por Djamila Ribeiro, o trabalho investiga como essas interpretações moldaram a percepção pública e o imaginário de Medeia ao longo do tempo. Em contrapartida, a obra de Christa Wolf propõe uma nova abordagem, oferecendo uma perspetiva polifônica, na qual a personagem adquire voz e autonomia. Wolf explora a complexidade de Medeia, permitindo que a sua história seja vista através da sua própria perspetiva. Além disso, o estudo aborda também outras autoras contemporâneas de língua alemã como Christa Wolf, nas obras Lust de Elfriede Jelinek e Sloan Square de Marlene Streeruwitz, que reconstroem o mito e desafiam os estereótipos antigos. A abordagem de Wolf humaniza Medeia, transformando-a numa figura que reflete questões feministas, sociais e políticas, oferecendo uma visão mais rica e multifacetada da personagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In diesem Beitrag werden zeitgenössische Neuinterpretationen des Medea-Mythos untersucht, wobei der Schwerpunkt auf der Neudefinition der Medea-Figur von Christa Wolf liegt. Ausgehend von der Tragödie des Euripides wird analysiert, wie Medea in der Geschichte dargestellt wurde, wobei häufig ein eingeschränktes Bild einer Verbrecherin gezeichnet wurde, das vor allem von männlichen Autoren konstruiert wurde. Aufgrund des von Djamila Ribeiro verbreiteten Begriffs des “Ort der Rede” wird untersucht, wie diese Interpretationen die öffentliche Wahrnehmung und das Bild von Medea im Laufe der Zeit geprägt haben. Im Gegensatz dazu schlägt Christa Wolf einen neuen Ansatz vor, der eine vielstimmige Perspektive bietet, in der die Figur eine Stimme und Autonomie erhält. Wolf erforscht die Vielschichtigkeit Medeas und ermöglicht es, ihre Geschichte aus ihrer eigenen Perspektive zu betrachten. Die Studie befasst sich auch mit anderen zeitgenössischen deutschsprachigen Autoren wie Christa Wolf in Elfriede Jelineks Lust und Marlene Streeruwitz' Sloan Square, die den Mythos rekonstruieren und alte Stereotypen hinterfragen. Wolfs Ansatz vermenschlicht Medea und macht sie zu einer Figur, in der sich feministische, soziale und politische Themen widerspiegeln. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper explores contemporary reinterpretations of the Medea myth, focusing on the re-signification of the character in Medea. Stimmen, by Christa Wolf. Taking Euripides' tragedy as a starting point, the study analyses how Medea has been represented historically, often associated with a limited vision as a criminal, constructed mainly by male authors. Based on the theoretical concept of “place of speech” from Djamila Ribeiro , it explores how these interpretations have shaped public perceptions and images of Medea over time. In contrast, Christa Wolf's work proposes a new approach, offering a polyphonic perspective in which the character is given a voice and autonomy. Wolf explores Medea's complexity, allowing her story to be seen from her own perspective. The study also looks at other contemporary German-speaking authors such as Christa Wolf in Elfriede Jelinek's Lust and Marlene Streeruwitz's Sloan Square, which reconstruct the myth and challenge old stereotypes. Wolf's approach humanises Medea and transforms her into a figure that reflects feminist, social and political issues, offering a richer and more multifaceted view of the character. |
pt_BR |
dc.format.extent |
51 |
pt_BR |
dc.language.iso |
deu |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Medea. Stimmen |
pt_BR |
dc.subject |
Christa Wolf |
pt_BR |
dc.subject |
Medeia |
pt_BR |
dc.subject |
Eurípides |
pt_BR |
dc.title |
Medea: Der Weg vom Mythos zur deutschsprachigen Literatur |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |