137 anos de sempre: um capitulo da historia Kanamari do contato
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Langdon, Esther Jean |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Neves, Lino João de Oliveira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T10:56:32Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T10:56:32Z |
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dc.date.issued |
1996 |
|
dc.date.submitted |
1996 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
109439 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76500 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Florianópolis, 1996. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Pouco conhecidos pela etnologia brasileira, os Kanamari, da família katukina, formam hoje uma população aproximada de 1.470 pessoas, distribuídas em 23 aldeias localizadas nos rios Juruá, Jutaí, Itaquaí, Javari e Japurá, no Estado do Amazonas. Acionando estratégias diversificadas que Ihes tem garantido a permanência enquanto sociedade organizada em um contexto interétnico adverso, os Kanamari enfrentam, desde a invasão de seu território pelas frentes de ocupação extrativistas, um processo contínuo de perda de seus domínios territoriais. A partir de uma abordagem apoiada no dinamismo das diversas parcelas sociais que constituem o povo Kanamari, a dissertação se divide em três Partes. A PARTE I faz uma leitura crítica da bibliografia pertinente aos Kanamari e apresenta o pano de fundo onde se desenvolvem as relações interétnicas tanto com a população regional quanto com as agências indigenistas. A Parte II, numa visão diacrônica resgata os Kanamari enquanto povo definido pelo processo dinâmico, historicamente assinalado e preservado na memória coletiva quotidianamente realimentada em cada um dos diferentes grupos locais. A PARTE III discute as relações soc~is e de poder que se estabelecem no espaço interétnico, trazendo a visão dos Kanamari sobre este contexto a que estão inseridos pelo contato. Percebidos em sua capacidade de, uma vez incorporados, acionarem a reinterpretação dos próprios sistemas simbólicos e materiais que Ihe deram significado, os eventos históricos, superando os limites de uma historiografia do acontecimento e de uma análise antropológica sincrônica, são tomados a partir da noção de "situação histórica", o que facilita a visão do dinamismo sócio-cultural das sociedades estudadas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
276f.| il |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indios da America do Sul |
pt_BR |
dc.title |
137 anos de sempre: um capitulo da historia Kanamari do contato |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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