A ludoterapia no processo educativo do cliente diabético para o autocuidado
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rabelo, Samara Eliane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T10:45:00Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T10:45:00Z |
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dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178438 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78137 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este é um estudo qualitativo que teve como objetivo discutir a contribuição da ludoterapia no processo educativo do cliente diabético para o autocuidado. O estudo foi realizado no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Para se chegar a essa discussão foram realizadas consultas de enfermagem com cinco clientes diabéticos que espontaneamente aceitaram participar do estudo. As consultas de enfermagem foram gravadas e analisadas em seu conteúdo a fim de se detectar os déficit de autocuidado apresentados por estes clientes e a partir deles foram elaborados jogos educativos. Esses jogos educativos foram implementados em encontros subsequentes a fim de se trabalhar cada déficit de forma lúdica, participativa e grupal. Os encontros foram filmados, analisados e transcritos para traduzir a essência do diálogo em cada encontro e oportunizou a organização dos dados que foram posteriormente categorizados. As categorias de análise foram assim denominadas: dieta (dentro dessa categoria foram encontradas subcategorias: contradições entre o discurso e a prática e o que devo comer e o que não devo comer), autoestima (dentro dessa categoria foram encontradas subcategorias: eu sou feliz e sentir raiva de si mesmo), o cuidar de si (com as subcategorias: caminhar é preciso e o cuidado do dia a dia) e é caro se cuidar. Dentro desses encontros a ludoterapia promoveu um contexto educativo que permitiu a interrelação entre os participantes promovendo intercâmbio das experiências vivenciadas, uma leitura crítica da realidade e a discussão de conflitos a serem superados. Na medida em que os clientes compartilharam suas experiências e saberes, os déficit apresentados por um cliente, puderam ser superados quando outro cliente apresentava competência para esse mesmo déficit. A ludoterapia desenvolveu nos clientes a capacidade de conhecer a causa de seus problemas e de direcionar para um caminho de enfrentamento. A principal contribuição desse trabalho para a enfermagem foi validar a ludoterapia como uma possibilidade de trabalhar déficit de autocuidado seja com clientes diabéticos ou outra clientela mostrando ao enfermeiro a importância da incorporação dessas atividades em sua prática diária. Dessa forma os cursos de graduação deveriam desenvolver esse tema em seus currículos e novas pesquisas utilizando técnicas lúdicas poderão surgir como fundamentação teórica e prática para a assistência de enfermagem |
pt_BR |
dc.format.extent |
97 f.| fots. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Diabetes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pacientes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pacientes - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cuidados pessoais com a saude |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ludoterapia |
pt_BR |
dc.title |
A ludoterapia no processo educativo do cliente diabético para o autocuidado |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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