General intentions, literal meanings, The figure in the Carpet, James, Tate, and i, the reader
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Martins, Maria Lucia Milleo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fortier, Eric Thomas |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T03:09:40Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T03:09:40Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
189885 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86055 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Apesar dos contra-argumentos persuasivos, intencionalidade - a noção de que o significado de uma obra literária é a intenção do autor - continua a influenciar vários críticos e leitores. Esta dissertação investiga o debate do século XX sobre intencionalidade, vendo-o na sua essência como uma discordância sobre o significado da palavra 'significado.' Os principais paradigmas teoréticos usados correspondem às três fontes ou 'pólos' de significado: autor (E.D. Hirsch), texto (W. K. Wimsatt and Monroe C. Beardsley) e leitor (Stanley Fish). Esta investigação situa-se no contexto de duas obras literárias que dramatizam a busca pela intenção do autor: o conto de Henry James "The Figure in the Carpet" ("A Figura no Tapete", 1896), e o poema de James Tate "The Figure in the Carpet" (1997). Através de análises destas obras, algumas das ramificações das três teorias de significado são discutidas e as concomitantes metodologias interpretativas são avaliadas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Critica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Intencionalidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
(Filosofia) |
pt_BR |
dc.title |
General intentions, literal meanings, The figure in the Carpet, James, Tate, and i, the reader |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar