Construção de um ambiente de programação visual orientada por comportamentos

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Construção de um ambiente de programação visual orientada por comportamentos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wazlawick, Raul Sidnei pt_BR
dc.contributor.author Medina, Daniela Mônego pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T16:47:03Z
dc.date.available 2012-10-21T16:47:03Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 210017 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87230
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação pt_BR
dc.description.abstract Na linguagem de programação de computadores deve-se obedecer a uma sintaxe textual durante o processo de programação e, em muitos casos, uma lógica imperativa, criando, desta forma, uma certa barreira para a construção de programas, principalmente por pessoas não especializadas, devido às dificuldades encontradas em aprender uma linguagem bem como as dificuldades em utilizá-la. O presente trabalho explora uma opção para amenizar os problemas enfrentados no processo de aprendizagem de programação buscando uma definição de um ambiente de programação visual baseado na noção de "comportamentos". Uma linguagem baseada em comportamentos é declarativa, o que a diferencia da maioria das linguagens visuais encontradas na literatura, que são do tipo imperativas, as quais possuem uma seqüência de instruções. Com isso, aqui foi abordado o tipo de linguagem de programação visual declarativa, onde se encontra uma relação entre os dados ou uma lista de declarações. Com as linguagens de programação visuais, não se elimina totalmente o texto, porém, por ser gráfica, este tipo de linguagem acaba proporcionando um maior conforto aos programadores em programar, tornando-se uma alternativa atrativa de programação. A definição proposta disponibiliza aos programadores um conjunto de comportamentos que podem ser atribuídos aos objetos para que estes exerçam suas funções no ambiente. Este ambiente tem sua construção feita sobre o Mundo dos Atores, uma ferramenta indicada para ser utilizada em disciplinas introdutórias de programação. pt_BR
dc.format.extent xiv, 83 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Linguagem de programação (Computadores) pt_BR
dc.subject.classification Programacao visual pt_BR
dc.subject.classification (Computação) pt_BR
dc.title Construção de um ambiente de programação visual orientada por comportamentos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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