Returning to zamunda to find paradise: Eddie Murphy's coming to America and the politics of parody in film

DSpace Repository

A- A A+

Returning to zamunda to find paradise: Eddie Murphy's coming to America and the politics of parody in film

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gatti, Jose pt_BR
dc.contributor.author Neves, Cláudia Ramos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T02:13:16Z
dc.date.available 2012-10-22T02:13:16Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 203457 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87806
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta dissertação é oferecer um estudo inter-disciplinar, sobrepondo Estudos de Cinema e Estudos Culturais dentre territórios afins como Crítica Feminista e Psicoanalítica, entre outras abordagens correlacionadas. O corpo para análise são as representações comunicadas pelo filme americano Um Príncipe em Nova Iorque ( Coming to America ), escrito e interpretado por Eddie Murphy. Levando-se em consideração a especificidade do cinema como gênero, tal como mise-en-scene (iluminação, cenário, e figurino) e a estruturação de tempo e espaço da narrativa, a análise tem como objetivo o aspecto parodico do filme com relação ao estilo clássico de Hollywood já que Um Príncipe em Nova Yorque sugere uma tentativa de subverter representações estereotipadas. A estruturação formal da trama, além das funções específicas de cada personagem também são consideradas. Trechos de várias cenas do filme são investigados em termos da intenção discursiva por detrás das imagens e diálogos, no que diz respeito a seus comprometimentos com prerrogativas eurocêntricas. Perspectivas teóricas de estilo fílmico, de acordo com David Bordwell, as implicações políticas do gênero parodico, por Linda Hutcheon, questões sobre estereótipo, por Ella Shohat, e conceitos sobre o negro e as identidades culturais dentro da representação cinematográfica, por Stuart Hall e Clyde Taylor, são usadas para se conduzir a investigação. Além disso, os resultados mostram que forma e conteúdo são traços importantes na construção do sentido (de acordo com Seymour Chatman, Robert Burgoyne e Mikhail Bakhtin) e que a procura por retratos #positivos# para os negros pode não ser suficiente para garantir uma orientação menos euro-centrada. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Cinema pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Estados Unidos pt_BR
dc.subject.classification Historia e critica pt_BR
dc.subject.classification Ficção pt_BR
dc.subject.classification Identidade pt_BR
dc.subject.classification Estereotipo pt_BR
dc.subject.classification (Psicologia) pt_BR
dc.subject.classification Literatura inglesa pt_BR
dc.title Returning to zamunda to find paradise: Eddie Murphy's coming to America and the politics of parody in film pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
203457.pdf 1.680Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar