Composição coreográfica na dança: movimento humano, expressividade e técnica, sob um olhar fenomenológico
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Kunz, Elenor |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lima, Marlini Dorneles de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T06:35:09Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T06:35:09Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
228097 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88204 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na composição coreográfica em dança observa-se um diálogo entre os elementos técnica, movimento humano e expressividade, implicando numa situação paradoxal entre uma concepção dicotômica de movimento e expressão, o uso vulgar e reducionista de técnica e a concepção fenomenológica da expressividade humana e do se-movimentar. Diante dessa problemática apresentada, o objetivo deste estudo se dá justamente em analisar a cerca dos elementos constituintes da composição coreográfica em dança: movimento humano, a expressividade e a técnica numa perspectiva fenomenológica. Para atingir tal propósito foram exploradas algumas proposições conceituais já tecidas por autores a respeito da composição coreográfica, na tentativa de compreender como estes elementos se inter-relacionam, identificando os papéis dos sujeitos envolvidos na composição coreográfica enquanto uma possibilidade de educação estética. Este estudo se caracterizou numa investigação teórica bibliográfica. De forma geral, verificou-se a dicotomia e polarização que impera no ensino e nas etapas da composição de uma coreografia, neste sentido, o olhar fenomenológico, permitiu transcender essa visão abrindo outras possibilidades de compreensão para esse fenômeno, como a relação de fundação a qual evidencia a experiência do sujeito no mundo presente na composição coreográfica, cujos elementos que compõe este fenômeno artístico se articulam num diálogo conflituoso e harmônico, nos demonstrando sua complexidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação física |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Dança |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Coreografia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fenomenologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estética |
pt_BR |
dc.title |
Composição coreográfica na dança: movimento humano, expressividade e técnica, sob um olhar fenomenológico |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar