Never awake a sleeping giant ...: a multimodal analysis of post 9-11 comic books

DSpace Repository

A- A A+

Never awake a sleeping giant ...: a multimodal analysis of post 9-11 comic books

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Meurer, José Luiz pt_BR
dc.contributor.author Veloso, Francisco Osvanilsom Dourado pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T10:37:51Z
dc.date.available 2012-10-22T10:37:51Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 236609 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88558
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pt_BR
dc.description.abstract O início do Século XXI foi profundamente marcado por uma grande catástrofe. Um grupo de homens raptou aviões comerciais da companhias aéreas estadunidenses e os arremessou contra o complexo de prédios do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque e contra o prédio do Pentágono, em Arlington, Virginia. Histórias em quadrinhos (doravante, HQs) de super-heróis, um produto cultural originariamente estadunidense, foram um dos primeiros instrumentos da mídia de entretenimento a tratar destes eventos ocorridos em 11 de setembro de 2001. Foram publicadas edições especiais sobre os eventos, que também foram tratados em publicações mensais. Dessa forma, este estudo tem como objetivo verificar as representações dos eventos de 11-9, a construção da identidade dos participantes envolvidos no episódio - cidadãos estadunidenses e o 'outro - terrorista', bem com a presença do discurso do terror, que passou a fazer parte do discurso oficial após o 11-9. A pesquisa tem como base teórica a relação entre texto e o contexto sócio-cultural conforme proposto pela Análise Crítica do Discurso. Enquanto texto, HQs utilizam diferentes recursos semióticos - linguagem visual e verbal. Neste trabalho faço uso do conceito de discurso multimodal, conforme proposto por Kress & van Leeuwen (1996; 2001) bem como dos elementos que compõem a narrativa de uma HQ de acordo com Saraceni (2003). Considerando-se ainda que HQs são primordialmente visuais, são examinados aspectos tais como o uso de cores (Kress & van Leeuwen, 2002) e o uso de diagramação na construção de significação. Utilizo elementos da Teoria da Estruturação de Giddens, conforme proposto por Meurer (2004; 2006) para estabelecer a conexão entre discurso e o contexto sócio-cultural. Os resultados da pesquisa revelam uma tendência, nas HQs, de dispor de questões complexas de forma maniqueísta, em detrimento de intricados aspectos históricos. Como resultado, os eventos ocorridos em 11-9 são representados de maneira simplista, estabelecendo a identidade dos participantes estadunidenses como vítimas inocentes e o 'outro - terrorista' como seres essencialmente maus. A presente pesquisa busca contribuir para a compreensão de como componentes multimodais do discurso são utilizados na mídia contemporânea para criar significados que favorecem uma visão distorcida de eventos. pt_BR
dc.format.extent xiv, 190 f.| il. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Historias em quadrinhos - pt_BR
dc.subject.classification Temas e motivos pt_BR
dc.subject.classification Analise do discurso literario pt_BR
dc.subject.classification Terrorismo pt_BR
dc.title Never awake a sleeping giant ...: a multimodal analysis of post 9-11 comic books pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
236609.pdf 276.1Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar