On the road with a beat writer: Jack Kerouac and the construction of U.S. culture's other
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ávila, Eliana de Souza |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sartori, Juliana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T17:28:55Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T17:28:55Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
227249 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89162 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Durante os anos 50, a Geração Beat emerge no cenário literário estadunidense como representante de rebeldia e não submissão à política de contenção definida pela Guerra Fria. Após a publicação de On The Road em 1957, seu autor, o escritor Beat Jack Keoruac, tornou-se o porta-voz da geração e seu texto foi elevado à condição de marco cultural para os subseqüentes movimentos de contracultura naquele país. O presente estudo tem por objetivo demonstrar que On the Road ecoa as mesmas dicotomias que definiram o Outro cultural estadunidense no discurso de contenção promovido pela Guerra Fria. Desta maneira, On the Road é percebido como um texto conflituoso onde as referências supostamente progressivas à heterogeneidade cultural e racial reproduzem o discurso dominante no lugar de estabelecer o discurso de protesto no qual sua reputação foi construída. Este estudo também percebe o apelo revolucionário do texto como sendo resultado das mistificações referentes à técnica que definiram a arte no período do pós-guerra. No capítulo 2, tanto o projeto de expansão imperialista quanto as políticas federais que visavam o desenvolvimento de uma sociedade hegemônica são analisados a partir de sua relação com os então definidos grupos minoritários. O capítulo 3 examina On the Road como sendo parte do utópico projeto da espontaneidade, um movimento estético que, visando evadir os conflitos políticos e sociais da época, acabou promovendo concepções hegemônicas em relação à alteridade e à superioridade dos movimentos artísticos. O capítulo 4 apresenta possibilidades para futuras pesquisas assim como minhas conclusões sobre como o texto de Kerouac reproduz discursos dominantes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Literatura americana |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Contracultura |
pt_BR |
dc.title |
On the road with a beat writer: Jack Kerouac and the construction of U.S. culture's other |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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