Novas configurações rituais: o contexto sociopolítico da realização do Ngillatun entre os Mapuche de Tranamn no Sul do Chile

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Novas configurações rituais: o contexto sociopolítico da realização do Ngillatun entre os Mapuche de Tranamn no Sul do Chile

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Langdon, Esther Jean pt_BR
dc.contributor.author Barrera, Bárbara Bustos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T18:31:43Z
dc.date.available 2012-10-22T18:31:43Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 245436 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89244
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia social pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como propósito fundamental compreender as formas que assume hoje o Ngillatun, uma das expressões rituais centrais dos Mapuche da zona sul do Chile. A partir de certo desconforto com os estudos sobre populações indígenas neste país, que apresentam uma tendência por construir e passar uma imagem #nativista# dos Mapuche, emerge um interesse por dar conta dos complexos processos de reflexividade cultural a partir dos quais estes grupos elaboram e significam modos particulares de se vincular à sociedade não indígena. A partir deste cenário, procuro fazer uma descrição detalhada e completa dos elementos contextuais envolvidos na realização do Ngillatun do Lof Tranaman, destacando a construção e a interpretação que as famílias mapuche deste espaço fazem da recuperação territorial de uma parte das terras ancestrais usurpadas durante um período da história deste povo, ao formalizar sua demanda territorial ao Fundo de Terras e Águas Indígenas # FTAI #, dependente da Corporação Nacional de Desenvolvimento Indígena #Conadi#. A análise percorre o caminho seguido pelas pessoas de Tranaman até o momento de o ritual acontecer e revela como, na realização do Ngillatun, o coletivo ressignifica o que para uns # neste caso, membros da sociedade chilena # constitui a oficialização de um evento, transformando-o em um processo de demarcação territorial e reocupação do espaço, imprimindo seu próprio significado a uma ferramenta legislativa # o FTAI # própria da lógica ocidental. Com a concretização do ritual, o Lof Tranaman inicia um processo de ressocialização do espaço que durante mais de oitenta anos passou por diferentes #donos#, até voltar a seus ocupantes originais, as famílias do Lof Tranaman. pt_BR
dc.format.extent v, 172 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Antropologia social pt_BR
dc.subject.classification Indios pt_BR
dc.subject.classification Rituais pt_BR
dc.subject.classification Indios Araucano pt_BR
dc.title Novas configurações rituais: o contexto sociopolítico da realização do Ngillatun entre os Mapuche de Tranamn no Sul do Chile pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.abstract.summary Este trabajo tiene como propósito central comprender las formas que asume hoy el Ngillatun, una de las expresiones rituales centrales de los Mapuche de la zona sur de Chile. A partir de un cierto malestar en relación a los estudios sobre poblaciones indígenas en este país que presentan una tendencia que construye y traspasa una imagen #nativista# de los Mapuche, emerge un interés por dar cuenta de los complejos procesos de reflexividad cultural a partir de los cuales estos grupos elaboran y significan modos particulares de vincularse a la sociedad no indígena. Desde este escenario, procuro hacer una descripción completa y detallada de los elementos contextuales involucrados en la realización del Ngillatun del Lof Tranaman destacando la construcción e interpretación que las familias mapuche de este espacio hacen de la recuperación territorial de una parte de las tierras ancestrales usurpadas durante un periodo de la historia de este pueblo, al formalizar su demanda territorial al Fondo de Tierras y Aguas Indígenas # FTAI organismo dependiente de la Corporación Nacional de Desarrollo Indígena # Conadi. El análisis recorre el camino seguido por las personas de Tranaman hasta que el ritual es ejecutado y revela cómo, a través de la realización del Ngillatun, el colectivo re-significa lo que para unos # en este caso, miembros de la sociedad chilena # constituye la oficialización de un evento, transformándolo desde la ritualización en un proceso de demarcación territorial y re-ocupación del espacio imprimiendo su propio significado a una herramienta legislativa # el FTAI # representativa de la lógica occidental. Desde la concretización del ritual, el Lof Tranaman inicia un proceso de re-socialización de un espacio que durante más de ochenta años pasó por diferentes #dueños#, hasta volver a sus ocupantes originales, las familias del Lof Tranaman. es


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