Abstract:
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Este estudo é orientado por três eixos: o primeiro se refere às noções de corpo e de corporalidade, o segundo gira em torno da antropologia da dança - o que remete também a concepções de arte e corpo -, e por fim, o terceiro trata mais especificamente do corpo na dança contemporânea, dos discursos e das práticas a ele atribuídos. Como metodologia, foram realizadas participações, observações e o acompanhamento de dez bailarinos em suas atividades de dança, assim como entrevistas com os mesmos e consulta ao material produzido no campo jornalístico e na própria área de dança na qual esses dançarinos se inserem - como folhetos de seus espetáculos, matérias e notas sobre eles e/ou sobre seus grupos. A pesquisa enfoca a preparação e utilização dos corpos dos bailarinos para a dança, e como eles percebem e falam sobre estas questões a partir, sobretudo, dos relatos acerca de suas trajetórias no universo da dança. A discussão sobre concepções de arte e de dança também é desenvolvida, assim como sobre as noções de dança contemporânea e a idéia de um corpo que está "dançando o contemporâneo". Toda essa preparação para a dança mostrou como os corpos são especificamente "fabricados" pela e para a dança, e como esta é por sua vez construída através das atividades cotidianas dos bailarinos e de suas percepções. Esses corpos contemporâneos se apresentam como corpos que em geral se opõem aos do balé clássico, questionando, segundo os bailarinos, preceitos de um corpo "padronizado", orientado por linhas retas e passos já codificados da técnica clássica, e por isso buscam se "contorcer", se "soltar", se "jogar no chão" aceitando a lei da gravidade. Do mesmo modo, foi possível perceber que esta preparação para a dança não revela apenas um processo, mas constitui a própria dança - a qual, portanto não se resume às apresentações dos espetáculos. |