Abstract:
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Este volume de escritos faz parte de um processo de pesquisa que começou a tomar forma em fins de 2005 e que, dentre conexões possíveis, escolheu por percorrer algumas, referentes ao campo da Arte Pública, intensificando-se em seu recorte na cidade de Florianópolis, SC. A Arte Pública é aqui considerada não como um tipo - mas como um campo expandido das artes, configurando níveis de atuação. Permeando os espaços estriados e lisos da cidade, a Arte Pública apresenta a possibilidade de trabalhar no espaço do entre, atuando na paisagem cultural - do habitus e do caráter - da cidade. E, se uma obra de Arte Pública em si não consegue criar um lugar, ao menos pode oferecer a possibilidade de dotá-lo de caráter e significado, podendo ser trabalhada em diferentes níveis de atuação. Um destes níveis é sua gestão, por parte do poder público. No sentido do escrito acima, a escolha da cidade de Florianópolis torna-se justificada para um olhar mais atento às suas peculiaridades. Cidade de vistas panorâmicas espetaculares, apresenta uma rápida descaracterização de referenciais paisagísticos, que a está esvaziando de significados. Sua apropriação, de maneira devastadora, pelo forte mercado imobiliário, está ajudando a destruir sua geografia e paisagem natural. A gestão municipal de obras de arte em Florianópolis, capitaneada pela recente Comissão Municipal de Arte Pública, ainda se resume a uma única lei, que trata da inserção de obras de arte em edificações. Porém, um embrião de gestão e política urbana pode ser evidenciado. Esta dissertação discorre sobre a multiplicidade de ações concernentes ao campo da Arte Pública na cidade de Florianópolis, SC, com ênfase na questão da gestão municipal. |