Interpretação e ontologia no pensamento de Nietzsche: ser, aparência e vontade de potência

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Interpretação e ontologia no pensamento de Nietzsche: ser, aparência e vontade de potência

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Braida, Celso Reni pt_BR
dc.contributor.author Lodetti, Matheus David pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T10:43:30Z
dc.date.available 2012-10-23T10:43:30Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 245688 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90451
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia pt_BR
dc.description.abstract Tendo por alvo o conceito de Vontade de Potência do filósofo Friedrich Nietzsche, tema caro a sua filosofia, resolvemos começar nossa investigação pelo que supomos ser sua base inspiradora: a Grécia antiga, particularmente Heráclito e Anaxágoras. Em seguida, nos detemos na exploração da sua, assim chamada, ontologia negativa com suas críticas à Metafísica da tradição filosófica em seus conceitos mais representativos: Ser e Aparência. Continuando nosso percurso, nos detemos na análise do uso que o filósofo faz da sua chamada psicologia, não só para entendermos as raízes de suas intuições como também para ver esse conceito em operação enquanto desconstrução crítica e construção doutrinária. Posteriormente fazemos um sobrevôo interpretativo no seu diagnóstico filosófico niilista da condição humana, indicando saídas para tal crise do pensamento e da existência. Finalmente, com nosso terreno preparado, tratamos de investigar o conceito de Vontade de Potência em suas aparições, interpretações e perspectivas, mostrando de que maneira ele opera bem como descreve a realidade em ação, movimento, preceitos e paradigmas; reconhecendo em Nietzsche o filósofo da transmutação do conceito ontológico clássico para o uso corrente que lhe damos, isto é, enquanto categoria de investigação filosófica. Our aim is to enquire on Nietzsche's concept of will to power as a sewing thread through his work. The enquiry starts in the philosopher's comments of Heraclitus and Anaxagoras. They point to his criticism of the main concepts of Metaphysics in Western philosophical tradition: Being and Appearance. Nietzsche calls his critical thinking the work of a psychologist. It must be analyzed as the source of his intuitions and the way of operation of critical deconstruction and doctrinaire construction. Finally, we present the idea of will to power as a transmutation of classical ontological concepts into an efficient means of description of movement, precepts and paradigms. This brings Nietzsche's concept close to contemporary categories of philosophical enquiry. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Ontologia pt_BR
dc.subject.classification Vontade pt_BR
dc.title Interpretação e ontologia no pensamento de Nietzsche: ser, aparência e vontade de potência pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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