Analyzing Tarsila do Amaral's paintings from a social semiotic perspective
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Heberle, Viviane Maria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Grunschy, Maria Isabel Tubino |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T12:43:44Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T12:43:44Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
242895 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90593 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação investiga três pinturas de Tarsila do Amaral, Carnaval em Madureira, Abaporú, e Operários a partir de uma análise no âmbito da semiótica social com o propósito de estudar como as artes visuais bem como outros tipos de comunicação visual transmitem significados relacionados com os aspectos sócio-culturais da sociedade em que são produzidos. O estudo enfatiza a importância da arte na história da humanidade e sua relação com paradigmas culturais desde a arte pré-histórica até a arte contemporânea. As obras de Tarsila do Amaral foram escolhidas como objeto de estudo desta dissertação com o objetivo de investigar a arte de uma pintora brasileira que se esforçou para conectar o Brasil ao Modernismo europeu no começo do século XX, mesmo tendo que enfrentar eventuais preconceitos que seu estilo de vanguarda pudesse causar. A análise visual teve como apoio a gramática visual de Kress and van Leeuwen (1996) a qual é baseada na gramática sistêmica funcional (SFL) de Halliday (1978,1994). Com esta base teórica, o estudo faz uma descrição do Contexto da cultura no qual Tarsila do Amaral estava inserida quando iniciou sua carreira de pintora e depois também descreve as estruturas (os significados Represetacionais, Interacionais e Composicionais) que operam nas três pinturas acima mencionadas. Esta análise contribuiu para a descoberta de importantes significados sócio-culturais inseridos nas pinturas de Tarsila do Amaral, tais como a presença do Modernismo e os problemas sociais relacionados com a industrialização no país. Outras áreas acadêmicas, além de lingüística, tais com História da Arte, História do Brasil e Artes Visuais foram usadas na pesquisa aqui desenvolvida num trabalho interdisciplinar. Os resultados sugerem: a) que as pinturas de Tarsila do Amaral (como qualquer tipo de comunicação visual) estão relacionadas com o contexto sócio-cultural da sociedade na qual foram produzidas e b) que o letramento visual pode, então, contribuir para que tenhamos uma melhor compreensão da sociedade contemporânea. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Semiotica e artes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pintura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação visual |
pt_BR |
dc.title |
Analyzing Tarsila do Amaral's paintings from a social semiotic perspective |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar