The debate around Cidade de Deus: political emptiness of pastiche or paradox of complicitous critique?

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The debate around Cidade de Deus: political emptiness of pastiche or paradox of complicitous critique?

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Corseuil, Anelise Reich pt_BR
dc.contributor.author Roberto, Caroline pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T13:01:24Z
dc.date.available 2012-10-23T13:01:24Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 252375 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90619
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pt_BR
dc.description.abstract This study analyses the aesthetics of the film Cidade de Deus, which is based in a thematic of poverty - more specifically in the representation of the favela, and exemplifies the postmodern moment in its use of different forms. Making a parallel between the criticism around this film and the theoretical debate promoted by postmodernism, this study analyses how hybridization of genres works: as "pastiche," emptying the political content, or as "complicitous critique," reinforcing the social criticism. Combining the critical debate around Cidade de Deus and the postmodern theoretical debate with an in-depth analysis of the film Cidade de Deus, the results of this study show that the hybrid representation of poverty, and the agile editing style of Cidade de Deus, albeit introducing elements of "pastiche," remain critical, thus characterizing the postmodern paradox through "complicitous critique." Este estudo analisa a estética do filme Cidade de Deus, filme este que se baseia na temática da pobreza - mais especificamente na representação da favela, e exemplifica o momento pós-moderno em seu uso de diferentes formas. Traçando um paralelo entre a crítica em torno deste filme e o debate teórico promovido pelo pós-modernismo, este estudo analisa como trabalha aqui a hibridização de gêneros: como "pastiche," esvaziando o conteúdo político, ou como uma "crítica cúmplice," reforçando a crítica social. Combinando os debates crítico em torno de Cidade de Deus e teórico pós-moderno com uma análise aprofundada do filme Cidade de Deus, os resultados do estudo mostram que a representação híbrida proposta pelo filme, e o rápido estilo de edição de Cidade de Deus, apesar de introduzir elementos do "pastiche," mantêm-se críticos, caracterizando assim o paradoxo pós-moderno através da "crítica cúmplice." pt_BR
dc.format.extent vii, [74] f.| il. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Filme cinematografico pt_BR
dc.subject.classification Estética pt_BR
dc.subject.classification Pos-modernismo pt_BR
dc.title The debate around Cidade de Deus: political emptiness of pastiche or paradox of complicitous critique? pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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