dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Bastos, Rafael Jose de Menezes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Coelho, Luís Fernando Hering |
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dc.date.accessioned |
2012-10-24T08:20:21Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T08:20:21Z |
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dc.date.issued |
2012-10-24T08:20:21Z |
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dc.identifier.other |
275249 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92380 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho trata de um estudo antropológico sobre duas viagens do grupo musical carioca Os Oito Batutas: à Argentina, entre dezembro de 1922 e março/abril de 1923, e ao sul do Brasil (estados de Santa Catarina e Paraná), em agosto e setembro de 1927. Com base em pesquisa de fontes primárias em arquivos, sobretudo jornais da época, o estudo mapeia as estratégias de inserção dos músicos, indicando algumas categorias em termos das quais foram compreendidos nos diferentes contextos. São explorados, assim, dois horizontes de representações sobre o Brasil mediadas musicalmente, um no exterior (Argentina) e outro numa região do país periférica em relação à capital. O quadro interpretativo é complementado com considerações sobre as temporadas de outros artistas negros estrangeiros na Argentina a jazz-band de Sam Wooding em 1927 e a dançarina Josephine Baker em 1929 e algumas produções bibliográficas iniciais sobre o tango e o samba. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work is an anthropological study on two trips of the carioca (from Rio de Janeiro city) musical group Os Oito Batutas: to Argentina, between December 1922 and March/April 1923, and to the south of Brazil (states of Santa Catarina and Paraná), in August and September 1927. Being based on research on primary sources in archives, mainly newspapers, the study tries to map some of the strategies the musicians adopted for insertion in the different artistic contexts, also indicating some categories in terms of which they had been understood. So, two sets of musically mediated representations about Brazil are explored: one in a foreign country and another in a peripheric region in Brazil. The interpretative framework is complemented with considerations on the tours of other foreign black artists on Argentina - the Sam Woodings jazz-band in 1927 and the dancer Josephine Baker in 1929 - and some early bibliographical productions about tango and samba. |
en |
dc.format.extent |
1 v.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Antropologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Antropologia social |
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dc.subject.classification |
Musicos de Jazz |
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dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bandas (Musica) |
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dc.title |
Os músicos transeuntes: de palavras e coisas em torno de uns batutas |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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