dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bastos, Rafael Jose de Menezes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lourenço, Sonia Regina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T09:21:30Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T09:21:30Z |
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dc.date.issued |
2012-10-24T09:21:30Z |
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dc.identifier.other |
280907 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92488 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2009 |
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dc.description.abstract |
O objeto da tese é o sistema ritual-musical denominado A Dança dos Aruanãs entre os Javaé, habitantes imemoriais do vale do Rio Araguaia, em especial da região da Ilha do Bananal (TO) e arredores (a leste), conhecidos como um sub-grupo dos Karajá em geral (os Karajá, os Xambioá e os Javaé), pertencente ao tronco lingüístico Macro-Jê. Busca-se descrever a constituição contemporânea deste sistema ritual, com base em dados etnológicos, históricos e musicológicos. Pretende-se compreender como se constitui um sistema ritual-musical tendo como foco central a estrutura mito-música-dança, estrutura na qual a música opera como eixo central na conexão mito-cosmologia com as artes do corpo (a dança, a plumária e a ornamentação). A etnografia objetiva uma descrição densa, a partir da vida cerimonial, centrada em três aspectos: a musicalidade, a corporalidade e a performance ritual. As brincadeiras de aruanãs são rituais de um ou dois ciclos anuais, tendo como armadura sociológica, as prestações matrimoniais entre afins. |
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dc.description.abstract |
The object of this thesis is the ritual-musical system called A Dança dos Aruanãs amongst the Javaé, immemorial habitants of Rio Araguaia, in special of the region of Ilha do Bananal (TO) and surroundings (at east), known as a sub-group of Karajá in general (Karajá, Xambóia and Javaé), pertaining to Macro-Jê linguistic stock. The purpose of the present study was to describe the contemporary constitution of this ritual based in ethnological, historical and musicological data. It is intended to comprehend how a ritual-musical is constituted, taking the structure of myth-music-dance as central focus, structure which the music operates as central axle in the mythcosmology connection with body arts (dance, featherwork and ornamentation). The ethnography aims a density description as from the ceremonial life, centered in three aspects: musicality, corporality and ritual performance. The plays of Aruanãs are rituals of one or two annual cycles, having as sociological armour, the kinship matrimonial service. |
en |
dc.format.extent |
518 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Antropologia |
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dc.subject.classification |
Antropologia social |
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dc.subject.classification |
Índios Javaé |
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dc.subject.classification |
Musica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ritos e cerimonias |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Mito |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cosmologia |
pt_BR |
dc.title |
Brincadeiras de aruanã: performances, mito, música e dança entre os Javaé da Ilha do Bananal (TO) |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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