Leibniz, o individual e suas fissuras: reflexões sobre o discurso de metafísica e a filosofia pré-monádica
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Muller-Granzotto, Marcos José |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Targa, Dante Carvalho |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T11:51:12Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T11:51:12Z |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.date.submitted |
2009 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
265338 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92749 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho aborda a filosofia pré-monádica de Gottfried Wilhelm Leibniz (1646,1716), isto é, o período de seu pensamento anterior à escrita da Monadologia, demarcado pelo Discurso de metafísica (1686) e pela subseqüente troca de correspondências com Antonie Arnauld (1686-1688). Enfocando especificamente o desenvolvimento da teoria leibniziana da substância, trata-se de apontar a perspectiva ontológica característica desta fase do pensamento do autor (aqui denominada como perspectiva individual), bem como os termos de sua superação em face da introdução da tese monadológica. Frente ao cenário filosófico do final do séc. XVII Leibniz encontra outro viés para pensar o conceito de substância. O aspecto da completude instaura a dimensão do indivíduo como fundamento indispensável à determinação real de um ser enquanto tal, introduzindo em sua noção a extrema variedade e particularidade das verdades contingentes. Em outras palavras, a plena determinação de uma substância se faz pela indissociável referência aos seus caracteres singulares e ao próprio mundo a partir do qual estes se originam. Num primeiro momento, entretanto, este passo se encontra como que impregnado de cartesianismo; condicionado à implícita associação entre a concepção metafísica da substância e a vigência de um eu, uma vez que o Discurso enfoca o contexto propriamente humano associando a individualidade substancial aos atributos relacionados à potencialidade reflexiva da alma racional. A perspectiva individual se refere, portanto, a um modo específico de apreensão do real que orienta e direciona a concepção leibniziana de indivíduo e, conseqüentemente, de substância. Ora, a implementação do domínio monádico, por outro lado, corresponde proporcionalmente à gradual dissociação entre a natureza metafísica da substância e a idéia de transparência das representações. Contextualizar e compreender os primeiros passos desta empreitada constitui o propósito final desta dissertação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Substancia (Filosofia) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Filosofos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Correspondencia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metafisica |
pt_BR |
dc.title |
Leibniz, o individual e suas fissuras: reflexões sobre o discurso de metafísica e a filosofia pré-monádica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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