Música de festival: uma etnografia da produção de música nativista no festival Sapecada da Canção Nativa em Lages-SC

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Música de festival: uma etnografia da produção de música nativista no festival Sapecada da Canção Nativa em Lages-SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bastos, Rafael José de Menezes pt_BR
dc.contributor.author Marcon, Fernanda pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T13:25:49Z
dc.date.available 2012-10-24T13:25:49Z
dc.date.issued 2012-10-24T13:25:49Z
dc.identifier.other 273298 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92875
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract A música nativista pode ser entendida como um caso específico de regionalismo musical dentro da música popular brasileira contemporânea; trata-se de um repertório de canções oriundo do estado do Rio Grande do Sul, conhecido como "música nativista gaúcha". Como um estilo musical, a música nativista compreende diferentes gêneros - denominados ritmos pelos interlocutores dessa etnografia. Nesse sentido, os festivais de música nativista se tornaram um espaço privilegiado para o que ficou conhecido no Rio Grande do Sul - primeiramente - como Movimento Nativista, sobretudo, a partir da década de 1980. Além disso, a constituição do nativismo deve ser analisada com o que lhe serve de substrato maior: as referências à chamada cultura gaúcha. O objetivo desta dissertação foi o de realizar uma etnografia da produção de música nativista no festival Sapecada da Canção Nativa, em Lages-SC, atentando para os valores e tradições evocados pelos sujeitos em suas práticas musicais, considerando a constituição de imaginários acerca da formação da cidade de Lages durante o momento festivo. pt_BR
dc.description.abstract La música nativista puede ser entendida como un caso aparte del regionalismo musical dentro de la música popular brasileña contemporánea; consiste de un repertorio de las canciones originarias del Estado de Rio Grande do Sul, conocido como música nativista gaúcha. Como un estilo musical, la música nativista comprende diferentes generos - denominados ritmos por los interlocutores de esta etnografía. De esta forma, los festivales de música nativista se convirtieron en un espacio privilegiado para lo que quedó conocido en Rio Grande do Sul - primeramente - como el Movimento Nativista, sobretodo, a partir de la década de 1980. Además de eso, la constitución del nativismo debe ser analizada a partir de una de sus bases principales: las referencias a la llamada cultura gaúcha. El objetivo de esta disertación fue el de realizar una etnografía de la producción de música nativista en el festival Sapecada da Canção Nativa, en Lages-SC, focalizando se en los valores y tradiciones evocados por los sujetos en sus prácticas musicales, considerando la constitución de imaginarios sobre la formación de la ciudad Lages durante el momento festivo. en
dc.format.extent 174 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Antropologia social pt_BR
dc.subject.classification Etnologia pt_BR
dc.subject.classification Musica popular pt_BR
dc.subject.classification Rio Grande do Sul pt_BR
dc.subject.classification Imaginario pt_BR
dc.subject.classification Festivais de musica pt_BR
dc.subject.classification Lages (SC) pt_BR
dc.title Música de festival: uma etnografia da produção de música nativista no festival Sapecada da Canção Nativa em Lages-SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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