Abstract:
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Este trabalho tem como proposta analisar em que sentido pode-se dizer que a "ética é transcendental", conforme a afirmação do aforismo 6.421; e, na medida do possível, fazer uma aproximação ao campo conceitual kantiano. Dessa forma, intenta-se mostrar, pelo aspecto do termo "transcendental", que tanto a ética como a lógica têm um papel fundamental para com a "visão correta" do mundo, ao serem condição do sentido da existência humana. Do fato, a ética ultrapassa o mero "dizer" com sentido e aponta para os modos de "ser", "ver" e "viver" o mundo corretamente. Para tal, realizamos neste trabalho o seguinte estudo: a delimitação do mundo enfatizado pela distinção entre o que se pode dizer e o que se mostra; a identificação da especificidade do termo "transcendental", em Wittgenstein, principalmente no que diz respeito à ética; e, por fim, de que forma a ética, como valor absoluto, é condição da existência da vida no mundo. The proposal of this dissertation is to analyze in which aspect the "ethics is transcendental", according to aphorism´s affirmation 6.421 and, in proportion to the possible, to make an approach to the Kantian conceptual field. Thus, it has been tried to show, through the transcendental aspect that as the ethics as the logic has an essential meaning to the "vision correct" of the world, at be the condition to the human being existence sense. In fact, the ethics exceed the mere "say" with sense and indicate the correct way to "see" and "live" the world. Therefore, it has been studied in this work the follow: the bounding of the world, through the difference between which thing to say and which thing to show, the specificity identification of the term "transcendental", in Wittgenstein, mainly concerning to the ethics and, at last, which way the ethics, as the absolute value, is the life´s condition existence in the world. |