dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santos, Cesar Floriano dos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Zimermann, Giovana Aparecida |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T00:39:08Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T00:39:08Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T00:39:08Z |
|
dc.identifier.other |
276259 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93596 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa investiga a Arte Pública na cidade de Florianópolis, com o recorte geográfico na Praça XV de Novembro e adjacências. Inicialmente apresenta uma perspectiva histórica sobre as obras de arte inseridas nos espaços públicos de diferentes locais e sua evolução até a denominação Arte Pública e desdobramento do termo. A Praça XV de Novembro foi escolhida nesta pesquisa para refletir sobre como essa transição ocorreu na cidade de Florianópolis. A pesquisa aponta as inserções de bustos e monumentos e as demais transformações morfológicas do espaço no final do Século XIX e início do Século XX. Para analisar as manifestações posteriores, dividiu-se a praça em um microterritório: político, sagrado e profano, uma vez que ela reflete, sob diversos aspectos, a cidade contemporânea e seu distanciamento da imagem do passado. Mediante um mapeamento das manifestações de Arte Pública em torno da Praça XV de Novembro entre o período de 2001 e 2009, a pesquisa sinaliza essas alterações também nas atuações artísticas, que na contemporaneidade aspiram a influenciar politicamente o espaço sociológico da cidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research investigates the Public Art in the city of Florianópolis, with geographic coverage in the perspective on the works of art placed in public spaces in different locations and its evolution until the denomination Public Art and the dismemberment of the term. This square was chosen in order to understand how this transition has occurred on the city of Florianópolis. The research mentions the insertion of busts and monuments and other morphological transformations over the area at the late XIX Century and early XX Century. In order to analyze the subsequent manifestations, the square was divided into a micro-territory: political, sacred and profane, since it reflects the contemporary city and its separation from the image of the past, under different aspects. By mapping the manifestations of Public Art in the surroundings of the Praça XV de Novembro, between the years 2001 and 2009, the research points these changes also in artistic performances, which nowadays aspire to provide political influence to the sociological space of the city. |
en |
dc.format.extent |
161 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arquitetura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Espaços públicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Monumentos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.title |
Arte pública e urbanismo em Florianópolis: a Praça XV como lugar praticado |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |