Political shadows: two brazilian adaptations of William Shakespeare's Richard III
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
O'Shea, Jose Roberto Basto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Camilotti, Camila Paula |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T06:51:04Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T06:51:04Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T06:51:04Z |
|
dc.identifier.other |
280718 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94126 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa é analisar como o personagem Ricardo é construído em duas adaptações teatrais brasileiras de Ricardo III de William Shakespeare: Ricardo III, dirigida e adaptada por Jô Soares, e Ricardo III, dirigida por Roberto Lage e adaptada por Celso Frateschi, ambas encenadas em São Paulo em 2006. De 2003 a 2006, o Brasil passou por um momento delicado em termos de política. Vários escândalos aconteceram durante o governo Lula, sendo Escândalo do Mensalão, Escândalo dos Correios e Escândalo dos Bingos os que vieram à tona nos anos 2005 e 2006 e que causaram grande instabilidade política. Levando em consideração o fato de que duas montagens de uma das peças mais políticas de Shakespeare foram encenadas no Brasil em meio a esse turbilhão de escândalos políticos, a análise tem como foco a construção do personagem Ricardo, em cada produção, em relação ao contexto político brasileiro da época. A análise mostra que a construção dos protagonistas difere em cada produção. Enquanto a produção de Soares parece fazer referências ao contexto político da época e ao presidente Lula por meio de um Ricardo irônico, quase cômico, a produção de Frateschi e de Lage demonstra certa neutralidade e procura mostrar, por meio de um Ricardo malvado, cruel e violento, outros problemas da sociedade brasileira, tais como violência e os efeitos negativos do capitalismo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
194 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Literatura inglesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teatro (Literatura) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Personagens literarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos politicos |
pt_BR |
dc.title |
Political shadows: two brazilian adaptations of William Shakespeare's Richard III |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Guimarães, Daniela Lapoli |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar