Imagining pain: the representation of violence in beloved, push, and the dew breaker
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bellei, Sergio Luiz Prado |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Almeida, Marina Barbosa de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T15:51:07Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T15:51:07Z |
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dc.date.issued |
2012-10-25T15:51:07Z |
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dc.identifier.other |
297994 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94772 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente tese reflete sobre maneiras de sermos afetados por representações de violência e sofrimento humano. A discussão parte da incapacidade do discurso midiático em sensibilizar sua audiência quando imagens violentas não são capazes de causar choque e empatia. Em contraste a estas representações, este estudo examina representações literárias e a experiência de leitura de narrativas que são temática e esteticamente violentas. O argumento segue a metodologia proposta por Marco Abel (2007) na qual a representação de eventos violentos é abordada em termos de sua força estética; em termos do potencial da literatura em suspender o significado e a verdade evitando, assim, a transformação da experiência da violência em uma representação da violência. As análises de Beloved (1987) de Toni Morrison, Push (1996) de Sapphire e The Dew Breaker (2004) de Edwidge Danticat ilustram como escritoras negras norte-americanas utilizam o recurso narrativo deferral of truth ("postergar a verdade"). Tal recurso carrega o potencial de subverter o conhecimento do leitor, trazer de volta sensação e oferecer a possibilidade de criarmos novos significados. Desta forma, estas narrativas de violência e dor tornam-se espaços de indeterminação e dúvida, mas também de imaginação, criatividade e reflexão. |
pt_BR |
dc.format.extent |
178 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Literatura americana - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escritores negros |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Violencia na literatura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sofrimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Narrativa (Retórica) |
pt_BR |
dc.title |
Imagining pain: the representation of violence in beloved, push, and the dew breaker |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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