Nós somos batutas: uma antropologia da trajetória do grupo musical carioca Os Oito Batutas e suas articulações com o pensamento musical brasileiro

DSpace Repository

A- A A+

Nós somos batutas: uma antropologia da trajetória do grupo musical carioca Os Oito Batutas e suas articulações com o pensamento musical brasileiro

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bastos, Rafael Jose de Menezes pt_BR
dc.contributor.author Lacerda, Izomar pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T04:25:13Z
dc.date.available 2012-10-26T04:25:13Z
dc.date.issued 2012-10-26T04:25:13Z
dc.identifier.other 289185 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95647
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um estudo antropológico sobre o ambiente artístico-musical carioca do início do século XX, sobretudo na década de 1920, tendo como chave de entrada narrativas e eventos relacionados ao grupo Os Oito Batutas, cujo espaço simbólico ocupado na memória da música brasileira tem lugar de destaque. A partir de um trabalho de campo realizado no Rio de Janeiro, a narrativa etnográfica se baseia em minha experiência de rastrear e mapear categorias numa varredura de fontes primárias em arquivos, principalmente jornais da época. Os temas são confrontados com dados de outras narrativas constituintes desta história (jornalísticas, biográficas, memorialistas, historiográficas e musicológicas), salientando as transformações e os arranjos diferenciais destas composições, buscando contribuir para a compreensão de dinâmicas constitutivas do pensamento musical brasileiro, bem como aspectos fecundos da construção da brasilidade. pt_BR
dc.description.abstract The present work introduces an anthropological study about the artistic and musical scene in Rio de Janeiro in the beginning of the XX century, especially during the 1920. The outsets for the analyses are the narratives and the events related to the group Os Oito Batutas, a group which holds a prominent place in the symbolic space of the Brazilian music.s memory. Starting from the field work, which took place in Rio de Janeiro, the ethnographic narrative is based in my own experience of tracking and mapping categories by examining primary sources in archives, particularly newspapers from that period of time. The themes here are confronted with data from other narratives (journalistic, biographic, personal recollections, historical and musicological) which constitute the history of the group as a way to point the transformations and differential arrangements of these compositions. The aim of this exercise is to contribute to the comprehension of the dynamics of the Brazilian musical though as well as to point fruitful aspects to help us think about the constitution of the brasilidade. en
dc.format.extent 235 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Antropologia social pt_BR
dc.subject.classification Musica popular pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Musica pt_BR
dc.subject.classification Aspectos antropologicos pt_BR
dc.subject.classification Etnologia pt_BR
dc.subject.classification Rio de Janeiro (Estado) pt_BR
dc.title Nós somos batutas: uma antropologia da trajetória do grupo musical carioca Os Oito Batutas e suas articulações com o pensamento musical brasileiro pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
289185.pdf 2.207Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar