Cognitivismo ético: a fundamentação dos conceitos morais em Locke

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Cognitivismo ético: a fundamentação dos conceitos morais em Locke

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dall'Agnol, Darlei pt_BR
dc.contributor.author Schio, Lurdes de Vargas Silveira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T06:37:55Z
dc.date.available 2012-10-26T06:37:55Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 300491 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95863
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia pt_BR
dc.description.abstract Esta tese aborda o problema dos fundamentos dos conceitos morais na obra de John Locke. Aparentemente, Locke teria dois projetos irreconciliáveis para fundamentar a moral, um não-cognitivista e o outro cognitivista. Após caracterizarmos os dois projetos, defendemos que há um engano de interpretação, porque Locke tem um único projeto dividido em duas partes que se complementam para fundamentar a moral. O conceito de lei natural está sempre presente. O projeto centra-se na ideia da existência de Deus e da lei natural, aliada à razão humana. O cognitivismo ético de Locke emerge como uma consequência da sua defesa de que o entendimento pode construir as ideias a partir do acesso ao conhecimento da essência real e da essência nominal dos modos mistos. Por isso, os conceitos morais são reais e objetivos. Por conseguinte, o subjetivismo e o ceticismo éticos foram dissolvidos. Defendemos também que as ações humanas são consideradas morais, somente em comparação com as ideias de lei e não em comparação com as ideias das sensações de prazer e de dor. Com isso, as interpretações hedonistas que atribuem ao pensamento lockeano foram revisitadas e harmonizadas pt_BR
dc.description.abstract This thesis approaches the problem about the fundamentals of the moral concepts in John Locke#s writings. Seemingly, Locke would have two irreconcilable projects to fundament morality, one noncognitive and the other cognitive. After having characterized the two projects, one defends that there is a misinterpretation since Locke has a unique project split in two parts, which complement each other in order to fundament morality. The concept of natural law is always present. The project concerns about the idea of God existence and the natural law associated with the human reason. Locke#s ethical cognitivism emerges as a consequence of his defense of the idea that the understanding can construct ideas from the knowledge access of the real essence and the nominal essence of the mixed modes. Thereupon, the moral concepts are real and objective. Consequently, the moral subjectivism and ceticism were dissolved. One also defends that human actions are considered moral, only in comparison with the law ideas and not in comparison with the ideas of the pain and pleasure sensation. Therefore, the hedonist interpretation attributed to the thought of Locke were revisited and harmonized en
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Epistemologia pt_BR
dc.subject.classification Etica pt_BR
dc.subject.classification Hedonismo pt_BR
dc.subject.classification Subjetividade pt_BR
dc.subject.classification Ceticismo pt_BR
dc.subject.classification Realismo pt_BR
dc.title Cognitivismo ético: a fundamentação dos conceitos morais em Locke pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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