Title: | Eros, o impulso da vida: uma reflexão sobre arte e sensibilidade em Herbert Marcuse |
Author: | Kunz, Cibele Saraiva |
Abstract: |
O presente estudo é uma investigação sobre a teoria estética de Herbert Marcuse. A estética em Marcuse está inerentemente atrelada ao estudo do desenvolvimento sócio-histórico da civilização científica e técnica. Segundo ele há uma administração científica das necessidades pulsionais dos seres humanos para a reprodução do status quo, que transforma mercadorias em objetos da libido. Para o autor, a tradição filosófica tratou de separar as faculdades mentais e sensuais dos seres humanos, inferiorizando o que compete aos sentidos em relação ao que compete à razão, criando uma visão bipartida de homem e de mundo. Marcuse busca reunir estas faculdades, que um dia já foram pensadas em conjunto. Desta forma, o autor resgata Eros para pensar uma dimensão estética da existência humana. Cria novos pressupostos para se pensar o retorno à unidade humana e vê na arte um caminho possível para isto se concretizar. Para tanto, vai se apoiar em Freud - pois para ele, Freud percebeu a capacidade dos indivíduos de internalizar e reproduzir inconscientemente a repressão dos impulsos humanos - utilizando conceitos desenvolvidos por ele, tais como princípio de prazer e princípio de realidade para contextualizar sua teoria estética. O filósofo ressalta ainda que o desenvolvimento da tecnologia criou uma racionalidade tecnológica que condiciona ao conformismo e a uma "consciência feliz" gerando uma falsa sensação de bem-estar corroborada pela dessublimação repressiva, característica da sociedade contemporânea, que enfraquece a revolta. O foco de Marcuse está na capacidade da arte de - por estar fundada na fantasia -c onciliar sensibilidade e razão e conduzir-nos para outra realidade, ou outro princípio de realidade, onde o mundo seria predominantemente erótico e prevaleceria a liberdade, a beleza e a felicidade. This study consists of an investigation on Herbert Marcuse's aesthetic theory. In Marcuse, aesthetics is intrinsically related to the study of the socio-historical development of the scientific and technical civilization. According to him, there is a scientific management of human beings' instinctual needs to reproduce the status quo, which turns merchandise into objects of the libido. For this author, the philosophical tradition managed to divide man's mental and sensuous faculties, diminishing the features related to the senses as compared to those related to reason, thus creating a split notion of man and the world. Marcuse wants to bring these faculties back together, which were once thought of as a unity. And so the author relies on Eros to think of an aesthetic dimension of the human existence. He establishes new assumptions in order to be able to outline a return to human unity and finds in art a possible way for this to happen. He seeks Freud for support - to him, Freud realized the ability individuals have to internalize and unconsciously reproduce the repression of human impulses - and uses concepts developed by him, such as pleasure principle and reality principle, to contextualize his aesthetic theory. The philosopher further points out that the development of technology has created a technological rationality that conditions men to conformity and a "happy conscious", thus creating a false sense of well-being confirmed by repressive desublimation, a feature of contemporary society, which weakens rebellions. Marcuse's main idea lies in the ability of art as a fantasy-based matter - to conciliate sensibility and reason and to lead us to another reality, or another reality principle, in which the world would be essentially erotic and freedom, beauty and happiness would prevail. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2011 |
URI: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96026 |
Date: | 2012-10-26 |
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289766.pdf | 554.4Kb |