dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bess, Marcio Luiz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T08:16:27Z |
|
dc.date.available |
2012-10-26T08:16:27Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
294634 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96043 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Discutida na academia em esferas governamentais sistematicamente, a formação do discente tem colocado o educador em posição de destaque responsável pela constituição do sujeito partícipe de uma sociedade globalizada submetida a uma grande quantidade de informações, essenciais para a consolidação do conhecimento do educando. Espera-se do educador a administração do conteúdo didático de forma a estimular a reflexão, a crítica e o aprendizado através da mediação, onde os materiais didáticos exercem um importante papel na consolidação do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, passa ao largo dessas discussões a adequação desses materiais didáticos ao perfil do discente contemporâneo. Faz-se vislumbrar um processo de ensino e aprendizagem apto a contemplar características da interdisciplinaridade, da dinâmica oferecida pelas TIC e do educando ativo que não se apresenta mais como mero receptor de informação. Dentre as áreas do conhecimento carentes de tais características podemos citar como exemplo o ensino de artes, que por seu caráter eclético, abrange linguagens distintas, mas complementares entre si. A disciplina de Artes apesar de ser fundamental na formação do indivíduo tem sido sistematicamente desprestigiada no que se refere ao desenvolvimento de materiais didáticos aptos a suprir a diversidade de conteúdos a ser contemplados. Sendo assim esta dissertação, propõe diretrizes para o desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) voltados para o armazenamento compartilhamento e elaboração colaborativa de materiais didáticos que suportem projetos de aprendizagem em arte-educação. Nessa perspectiva propõe-se um instrumento de trabalho e de gestão capaz de oferecer melhorias recursivas da arte-educação evitando-se uma fragmentação de conteúdos que estão intimamente ligados. Os procedimentos metodológicos utilizados para orientar o desenvolvimento das diretrizes constituiu-se de um estudo de caso que seguiu as seguintes etapas: Elaboração da proposta teórica de Ambiente Virtual Colaborativo através da experiência do pesquisador e de uma empresa de desenvolvimento de sites do mercado; Pesquisa com o público-alvo para validação da proposta anteriormente elaborada; Desenvolvimento e implementação do projeto piloto do Ambiente Virtual Colaborativo, seguindo o método da empresa ficando o pesquisador como fornecedor de informação;Testagem do projeto piloto com o público-alvo, experimentando a colaboração nas atividades didáticas da comunidade escolar; Análise dos resultados e identificação de falhas do projeto piloto;Utilização da metodologia de Garret como forma de correção e melhorias do projeto-piloto; e, por fim a Definição das diretrizes. As diretrizes propostas servem de subsídio para o desenvolvimento de Ambientes que estimulem a colaboração e interdisciplinaridade na produção de materiais didáticos e práticas pedagógicas no ensino de artes. Essa dissertação é vinculada a linha de pesquisa em Hipermídia do Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Discussed in academia and government circles systematically training the student has placed in a prominent educator responsible for compiling the subject participates in a global society underwent a large amount of information essential to the consolidation of knowledge of the learner. It is hoped the teacher administering the educational content in order to stimulate reflection, criticism and learning through mediation, where the teaching materials play an important role in consolidating the process of teaching and learning. However, it misses the point of these discussions the adequacy of instructional materials to the profile of contemporary students. It is to envision a process of teaching and learning able to cover characteristics of interdisciplinarity, the dynamic offered by TIC and active student who does not present itself more as a mere receiver of information. Among the areas of knowledge lacking such features, we can cite the example of teaching the arts, which in its eclectic, covering different languages, but complementary. The discipline of Arts although fundamental in shaping the individual has been systematically discredited as regards the development of teaching materials suited to meet the diversity of content to be covered. Thus this thesis proposes guidelines for the development of Virtual Learning Environments (AVA) aimed for storage sharing and collaborative development of teaching materials that support learning projects in art education. From this perspective it is proposed that a working tool and management can best features of the art education avoiding a fragmentation of content that are closely linked. The methodological procedures used to guide the development of the guidelines consisted of a case study that involved the following steps: Preparation of the theoretical proposal of Collaborative Virtual Environment through the experience of a researcher and developer of market sites; Survey the target audience for validation of the proposal previously drafted, Development and implementation of the pilot project of the Collaborative Virtual Environment, following the method of getting the research company as a mere supplier of information, testing of the pilot project with the audience, trying to cooperation in didactic activities of the school community; Analysis of results and identification of flaws in the pilot; Using the methodology as a way to fix Garret and improvements in the pilot project, and finally the definition of the guidelines. The proposed guidelines serve as input to the development of environments that encourage collaboration and interdisciplinarity in the production of teaching materials and pedagogical practices in teaching the arts. |
en |
dc.format.extent |
165 p.| il., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Design |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte e educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projetos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Diretrizes para o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem colaborativos voltados para a produção e elaboração de projetos de aprendizagem em arte-educação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |