Revisions of brazilian gaucho identity in contemporary productions: Anahy de las misiones, Netto perde sua alma, and A Casa das sete mulheres
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Corseuil, Anelise Reich |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Collares, Maria Teresa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T09:04:54Z |
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dc.date.available |
2012-10-26T09:04:54Z |
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dc.date.issued |
2012-10-26T09:04:54Z |
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dc.identifier.other |
302350 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96128 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation analyzes the reformulations of Brazilian gaucho identity in three contemporary Brazilian productions that retell the history of Farrapos War: the films Anahy de las Misiones (1997) and Netto Perde sua Alma (2001), as well as the television series A Casa das Sete Mulheres (2003). The importance of historical fiction in the discussion of cultural identities becomes clear in Hall#s description of identity as our continuous repositioning in relation to the narratives of the past. The revision of history in the films and the series is investigated in relation to the diverse views of postmodern fiction in the works of Fredric Jameson and Linda Hutcheon. The analysis of the television series also takes into account the different positions about the contemporary impulse of nostalgia theorized by Andrew Higson and Andreas Huyssen. Finally, the analyses draw on Àngel Rama#s concept of transculturation, as the revision of regional content in the light of a new proposal to compose a renewed heritage that can be identified with the past, for the examination of cultural identities. Based on the readings in this study, the productions discussed are regarded as loci of intercultural dialogue; and the reformulations of Brazilian gaucho identity in those productions are understood as transcultural ones |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação analisa as reformulações da identidade do gaúcho brasileiro em três produções contemporâneas que recontam a história da Guerra dos Farrapos: os filmes Anahy de las Misiones (1997) e Netto Perde sua Alma (2001), e a série de televisão A Casa das Sete Mulheres (2003). A importância da ficção histórica para a discussão das identidades culturais fica clara na descrição que Hall faz de identidade como o contínuo reposicionamento em relação às narrativas do passado. A revisão da história nestas obras é investigada em relação às discrepantes visões sobre a ficção pós-moderna no trabalho de Fredric Jameson e Linda Hutcheon. A análise da série televisiva também leva em conta o impulso nostálgico na contemporaneidade, discutido por Andrew Higson e Andreas Huyssen. Finalmente, as análises lançam mão do conceito de transculturação de Ángel Rama: a revisão de conteúdos regionais à luz de novas propostas, compondo uma nova herança cultural que ainda pode se identificar com o passado. Com base nas leituras apresentadas nesta dissertação, as produções analisadas são consideradas um lugar de relações interculturais; e as reformulações da identidade do gaúcho brasileiro nestes filmes e na série de televisão são vistas como transculturais |
en |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gauchos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Filmes historicos |
pt_BR |
dc.title |
Revisions of brazilian gaucho identity in contemporary productions: Anahy de las misiones, Netto perde sua alma, and A Casa das sete mulheres |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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