Imagem intensa e performance como testemunho em filmes documentários no Brasil

DSpace Repository

A- A A+

Imagem intensa e performance como testemunho em filmes documentários no Brasil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Diniz, Alai Garcia pt_BR
dc.contributor.author Finco, Henrique pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T09:20:07Z
dc.date.available 2012-10-26T09:20:07Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 301863 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96155
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. pt_BR
dc.description.abstract Problematizar a relação do filme documentário com a realidade é o objeto desta tese, que se organiza a partir de um recorte espacial definido no Brasil, país em que a imersão de novos atores sociais também exige novos modos de narrar. Assim, utiliza-se como corpus dois filmes de João Moreira Salles para discutir os relatos fílmicos e suas estratégias: Notícias de uma guerra particular (1999), que têm, na denominação de Fernão Ramos (2005b), a "cicatriz da tomada" e que é um filme que tem um caráter fundacional no cinema, que, por sua vez, reverbera em filmes ficcionais como Cidade de Deus (2002) e Tropa de Elite (2007), em contraste com outro procedimento, tendência a que Bill Nichols (2005) classifica de "documentários performáticos", presente em Santiago (2007). Ao perceber o documentário como antiespetáculo, este estudo entende que estes topos de filmes possam resgatar sentidos perdidos em uma distopia que Josefina Ludmer (2010) qualifica de realidadfición. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this work is to discuss narrative strategies that can be used to approximate the documentary films of his object, questioning the relationship of these with the reality, especially in Brazil. For this, uses two films of João Moreira Salles as an example: Notícias de uma guerra particular (1999), which has markedly what Fernão Ramos (2005b) calls the "scar shooting", and Santiago (2007), where author's presence is crucial to define the character of the film, may be included in the category that Bill Nichols (2005) calls "performative documentary". Also, seeing the documentary as anti-espectacle, this study finds that those movie stubs can redeem senses lost in a dystopia that Josefina Ludmer (2010) describes as realidadficción. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Cinema pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Documentario pt_BR
dc.subject.classification (Cinema) pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Performance (Arte) pt_BR
dc.title Imagem intensa e performance como testemunho em filmes documentários no Brasil pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
301863.pdf 1.476Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar