Abstract:
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Em meados da década de 60 surgiu a idéia de usar o computador na educação. Essa idéia, com o grande avanço na área da informática, foi bastante desenvolvida e atualmente "cresce o número de interessados em utilizar o computador em suas praticas pedagógicas como uma ferramenta de trabalho capaz de proporcionar atividades para o desenvolvimento cognitivo do aluno" (Silva, 2000). Sabe-se também que o ensino de Desenho Geométrico vem experimentando um abandono quase completo no ensino fundamental e médio das escolas brasileiras, por razões muitas vezes ligadas as dificuldades no trabalho de seu conteúdo. (Ulbricht et al, 2001) "Já faz um born tempo que o Desenho Geométrico foi banido das nossas escolas de primeiro e segundo graus. Coincidentemente, de Id para cá, a Geometria, cada vez mais vem se tornando o grande terror da matemática, tanto para os alunos quanta para proftssores. Com certeza não se trata apenas de uma coincidência mais sim de urna conseqüência"(Putnoki, 1988, prig. 13). Muitas vezes isto ocorre pela falta de material necessário e até mesmo pelo despreparo de professores, já que as aulas tradicionais são a forma usual de representação no curso de desenho (Andrade, 2001). Desta forma se gera uma outra deficiência no ensino de desenho, a ausência de métodos que atraiam o educando e que considere as individualidades no processo de aprendizagem. Em função disso vem sendo desenvolvido, no HIPERLAB I , o software Desenho Geométrico Virtual, um ambiente hipermidia voltado à aprendizagem de Desenho Geométrico e suas aplicações. Tal hipermidia foi criado pelo professor Gilson Braviano da Universidade Federal de Santa Catarina e seu desenvolvimento vein sendo realizado por bolsistas de Iniciação Cientifica da mesma universidade, desde 1997. Para o Desenho Geométrico Virtual, busca-se gerar a aprendizagem do Desenho Geométrico sem as tradicionais "receitas prontas", levando-se em conta que o conhecimento é individualmente construido e a atividade de aprendizagem não possui necessariamente forma linear. Assim, deixa-se a cargo do estudante sua própria seqüência de aprendizagem, o que permite maior interatividade entre o sistema e o usuário. Um diferencial existente no Desenho Geométrico Virtual, refere-se ao interesse em tratar os erros pedagógicos cometidos pelo aprendiz (erros decorrentes do processo de construção do conhecimento, ou seja, são os erros relacionados ao conteúdo proposto e não aqueles gerados por entradas de dados incorretos ou entradas com formatos inadequados, entre outros). Este tratamento para o erro do aprendiz já foi tema de um estudo inicial (ver Zimmer, 2000), mas apresentava-se pouco desenvolvido. Assim, como objetivo maior desde trabalho, resolveu-se dar continuidade a este estudo, tendo como base, sugestões advindas da pedagogia construtivista, que vão sendo, da melhor maneira possível, adaptadas ao ambiente computacional. Desta forma, o erro surge como parte integrante do processo, auxiliando na construção do conhecimento. Para isso, este trabalho se estrutura da seguinte maneira: no capitulo 2 apresenta-se o computador como elemento auxiliar no processo de ensino aprendizagem, direcionando-o ao ensino de Desenho Geométrico, através de ambientes hipermidia. Em seguida é abordado o tratamento de erros do aprendiz em um ambiente hipermidia de aprendizagem, que se desenvolve segundo a pedagogia construtivista. No capitulo 3 apresenta-se a elaboração e implementação de novas formas para o tratamento de erros do aprendiz no ambiente denominado Desenho Geométrico Virtual. |