dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bastos, Rafael Jose de Menezes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Almeida, João Carlos Albuquerque Souza de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2013-03-04T19:11:00Z |
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dc.date.available |
2013-03-04T19:11:00Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.date.submitted |
2012 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
305258 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99319 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação é um estudo sobre o cerimonial alto-xinguano que busca integrar uma revisão da bibliografia pertinente a esse tema com uma experiência etnográfica entre os Yawalapíti. O objeto focal é o sistema cerimonial alto xinguano. Quer-se compreender o papel da música e do ritual musical na formação do sistema pluriétnico e multilíngue do Alto Xingu - especialmente os Yawalapíti - e na formação da pessoa alto-xinguana. O objetivo é, por meio da literatura, das informações obtidas em campo e de uma descrição etnográfica do tapanawanã, entender como o ritual estabelece, renova e articula relações, e o quanto tais relações são essenciais para a formação do Alto Xingu enquanto sistema integrado. A relação que delimita este trabalho é a familiarização da alteridade, esta dividida em humana e não-humana. O ritual musical se apresenta como uma máquina de familiarizar a alteridade, fazendo com que se trave uma relação produtiva, contornando a tensão precedente. A noção de doença e o parentesco, além da mitologia e a música do tapanawanã, são as portas de entrada para perceber os processos relacionais do Alto Xingu. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present dissertation is a study on the ceremonial of the Upper Xingu that integrates a review over the literature concerning this theme with an ethnographic experience among the Yawalapíti. The main object of its analysis is the ceremonial system of the Upper Xingu. This work aims at understanding the role of the music and of the musical ritual in the constitution of the multiethnic and multilingual system of the Upper Xingu - especially of the Yawalapíti - and in the formation of the Upper Xingu person. The objective is, through literature, through information obtained in the field, and through an ethnographic description of the tapanawanã, to comprehend how the ritual establishes, renews and articulates relationships, as well as how essential such relationships are to the establishment of the Upper Xingu as of an integrated system. The relationship that defines this research is the familiarization of the otherness, which is divided into human and nonhuman. The musical ritual is presented as a machine of familiarization of the otherness, creating a productive relationship and overriding the tension previously present. The concept of disease and kinship, besides the mythology and the music of tapanawanã, are the gateways to understand the relational processes of the Upper Xingu. |
en |
dc.format.extent |
146 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis |
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dc.subject.classification |
Antropologia |
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dc.subject.classification |
Antropologia social |
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dc.subject.classification |
Etnomusicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociabilidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ritual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indios - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cultura |
pt_BR |
dc.title |
Tapanawanã: música e sociabilidade entre os yawalapíti do alto xingu |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |