Ateísmo e comunismo: o lugar de Jean Meslier na filosofia política das Luzes
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dc.date.accessioned |
04/09/2009 |
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dc.date.accessioned |
2009-09-09T17:33:41Z |
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dc.date.accessioned |
2018-02-23T19:28:16Z |
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dc.date.available |
2009-09-09T17:33:41Z |
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dc.date.available |
2018-02-23T19:28:16Z |
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dc.date.issued |
2009-09-09T17:33:41Z |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/praxis/363 |
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dc.title |
Ateísmo e comunismo: o lugar de Jean Meslier na filosofia política das Luzes |
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dc.type |
artigo |
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dc.creator.author |
Paulo Jonas de Lima Piva |
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dc.description.availableAt |
http://www.fflch.usp.br/df/cefp/Cefp7/piva.pdf |
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dc.description.locality |
Brasil |
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dc.subject.keywords |
Iluminismo ; materialismo ; ateísmo ; comunismo ; revolta |
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dc.abstract.summary |
Quando o assunto é Iluminismo francês, em especial o pensamento político do período, os nossos manuais e cursos acadêmicos de filosofia dão destaque apenas a pensadores da estirpe de Montesquieu e Rousseau, menosprezando outros com base em argumentos pouco persuasivos. É o caso, por exemplo, de Jean Meslier (1664-1729), um vigário de aldeia que escreveu, por volta de 1720, uma obra radical, na qual preconiza a união dos oprimidos em torno do estrangulamento do último rei com as tripas do último padre. Enquanto os vultos do Iluminismo, a maior parte de procedência nobre ou burguesa, advogavam o deísmo, a propriedade privada e o despotismo esclarecido como elementos de uma verdadeira civilização, Meslier, muito antes deles, sustentava o deicídio, o tiranicídio e o comunismo como as bases de um novo mundo, singularidade que lhe garante, a nosso ver, um lugar de importância e destaque na filosofia política das Luzes. |
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dc.description.source |
Cadernos de ética e filosofia política |
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dc.description.edition |
Edição n. 07 |
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