O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo

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O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Duarte, Cláudia Glavam pt_BR
dc.contributor.author Sartori, Alice Stephanie Tapia pt_BR
dc.date.accessioned 2015-09-01T04:09:18Z
dc.date.available 2015-09-01T04:09:18Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 334064 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134675
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Esta Dissertação problematiza um enunciado naturalizado no discurso da Educação Matemática Escolar, que diz respeito à importância do uso de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, nas aulas de matemática. Para tanto, o objetivo da pesquisa é identificar entrelaçamentos entre essas práticas e a constituição do sujeito infantil contemporâneo no discurso da Educação Matemática, especificamente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), material analisado na pesquisa. A partir da Análise do Discurso na perspectiva de Michel Foucault, são apresentadas as justificativas atribuídas pelos autores para a utilização do lúdico nas aulas de matemática. Dentre as mais recorrentes está a de que o aluno deve ter o desejo de aprender matemática; e ainda a de que a criança precisa aprender com prazer; entrelaçada a estas duas, aparece a importância da satisfação do aluno em aprender brincando. As enunciações referentes a essas justificativas mostraram uma possível interlocução entre as práticas lúdicas e um dos aspectos da sociedade contemporânea, a necessidade de nos constituirmos enquanto sujeitos consumidores. Servindo-se dos aportes teóricos de Zygmunt Bauman e estudiosos da infância, o trabalho aponta que são o desejo, o prazer e a satisfação que movem a sociedade de consumidores, e a infância contemporânea é subjetivada conforme essa lógica. Deste modo, a investigação sugere que as práticas lúdicas, consideradas como uma forma de governamento posta a operar nas aulas de matemática, produzem efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo, especificamente o sujeito consumidor.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This thesis discusses a naturalized statement in the discourse of the School Mathematics Education, with regard to the importance of using recreational activities such as plays and games, in math classes. Therefore, the objective of the research is to identify entanglements between this statement and the creation of contemporary children's subject. Specifically, the research analyzes the enunciations produced in the annals of XI ENEM (National Meeting of Mathematics Education) and, from the Discourse Analysis from the perspective of Michel Foucault, seeks to give visibility to the justifications given by the authors for the use of recreational activities in math classes. Among the most frequent is that the student must have a desire to learn and still that the child needs to learn with pleasure. Intertwined with these two, appears the importance of student satisfaction in learning while playing. The enunciations regarding these justifications have shown a possible dialogue between the playful practices developed at school and the requirements of contemporary society as regards the need to constitute us as desiring subjects, and in effect as consumer?s subject. Making use of the theoretical contributions of Zygmunt Bauman and childhood experts, the work points that are desire, pleasure and satisfaction that move the society of consumers, and the contemporary childhood is subjectivized as this logic. Thus, the research suggests that playful practices, considered as a form of rule operating in math classes take effect on the formation of contemporary children's subject, specifically the characteristics required for the subject consumer. en
dc.format.extent 158 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Matemática pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Analise do discurso pt_BR
dc.title O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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