Lego zoom: ferramenta lúdica de aprendizagem
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Daniela Karine |
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dc.contributor.author |
Chiamulera, Cassiane Maria |
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dc.date.accessioned |
2016-09-12T17:48:26Z |
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dc.date.available |
2016-09-12T17:48:26Z |
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dc.date.issued |
2016-09-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167301 |
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dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC trata do tema: “LEGO ZOOM: Ferramenta Lúdica de Aprendizagem” como objetivo geral: Verificar como utilizar o Lego Zoom como ferramenta pedagógica lúdica para promover o conhecimento e a prática das TDICs – Tecnologias de Informação e Comunicação, buscando caracterizar o Lego Zoom como ferramenta pedagógica lúdica nesse processo e como pergunta de pesquisa: Como utilizar o Lego Zoom como ferramenta pedagógica lúdica para promover o conhecimento e a prática das TDICs – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no 2º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática - EMIEP, da EEBFC – Escola de Educação Básica Felisberto de Carvalho, de Palmitos (SC), onde atua Cassiane Maria Chiamulera como coordenadora de educação e professora. Este trabalho foi desenvolvido com metodologia descritiva de observação em campo e pesquisa bibliográfica de autores diversos que tratam sobre o tema, com obras registradas em livros e biblioteca virtual (sites internet), com análise qualitativa dos dados levantados. Este trabalho mostra que Lego Zoom é uma ferramenta pedagógica, uma divisão educacional composta por maleta, revistas e caderno do professor, oferecida pelo grupo Lego a seus parceiros e que já está nas escolas públicas estaduais do Estado de Santa Catarina através do Projeto LEGO “Aprender Fazendo”. Lego Zoom tem sua origem histórica na Lego até surgir a idéia do Lego Zoom, um brinquedo analógico e digital desafiador. Autores consultados na pesquisa deste trabalho deixam claro que a ludicidade e o desafio, enfim, são bases da motivação do aprendizado e, por isso, o Lego Zoom mostra-se uma ferramenta desafiadora do aprendizado no atual contexto tecnológico e, por isso, o professor deve ser detentor de conhecimentos, especialmente da informática e de ferramentas de aprendizado lúdico, como o Lego Zoom. |
pt_BR |
dc.format.extent |
48 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
LEGO ZOOM: Ferramenta Lúdica de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Lego Zoom |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem lúdica |
pt_BR |
dc.title |
Lego zoom: ferramenta lúdica de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |
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