Abstract:
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Este trabalho apresenta um breve estudo sobre a Cultura Digital e a utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem de matemática. As tecnologias vêm mudando o mundo em que vivemos, modificando nossas rotinas, costumes, atitudes, inclusive, nossa maneira de comunicação, assim, podemos dizer que estamos inseridos na Era da Informação. E como fica a escola frente a todas estas mudanças? A escola não pode permanecer estática frente a um mundo repleto de mudanças e transformações. Precisamos nos inserir na Cultura Digital e isso não significa apenas computadores nas escolas, mas mudar a cultura desta instituição, mudar o espaço, os tempos e as formas de trabalhar. A matemática, ao longo dos anos, tem sido encarada com resistência pelos alunos e vista como a disciplina mais difícil do currículo escolar e, neste sentido, a Cultura Digital, mais especificamente, os Jogos, têm muito a contribuir a fim de ampliar possibilidades para se aprender matemática brincando, de uma forma desafiadora, divertida e atraente. Portanto, é preciso que o professor busque melhorar sua prática pedagógica, investindo em novas metodologias de ensino e, neste sentido, as tecnologias vieram para somar, ou seja, surgem como nossas aliadas e não como rivais. |