O uso dos jogos digitais para aprendizagem e a socialização dos alunos nos anos iniciais

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O uso dos jogos digitais para aprendizagem e a socialização dos alunos nos anos iniciais

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Title: O uso dos jogos digitais para aprendizagem e a socialização dos alunos nos anos iniciais
Author: Zirke, Alizete Vanelli
Abstract: Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de aprendizagem realizada na Escola de Ensino Fundamental Professora Isaura Gouvêa Gevaerd, decorrente de uma pesquisa desenvolvida para atender os requisitos do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital oportunizado aos professores da rede estadual de SC.As instituições de ensino estão aumentando o uso das TDIC para oferecer aos estudantes mídias interativas que possam enriquecer as aulas. Os jogos digitais aparecem nesse contexto como um recurso pedagógico que contém particularidades que podem trazer uma série de atribuições para as práticas de ensino e aprendizagem. Este TCC apresenta o potencial dos jogos digitais educacionais, baseado em estudos feitos por especialista, traz exemplos de jogos usados em diferentes níveis de ensino e aponta problemas que ainda precisam ser superados para facilitar o emprego dos jogos digitais educacionais e ainda os desafios utilizados pelos professores. Apresenta questões de equilíbrio de jogos digitais, dinâmicas e estéticas, além de como identificar jogos que são atrativos e podem contribuir para a prática docente e os desafios dos professores de como identificá-los e melhor utilizá-los juntamente com os estudantes. Os jogos digitais são comprovados quanto são eficientes e essenciais nos processos educativos e de desenvolvimento do ser humano. Tendo isto em vista, este trabalho tem como objetivo discursar sobre o aproveitamento das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), aqui também se inclui TV, DVD, lousa digital, projeto multimídia em ambientes educativos, principalmente a partir da utilização de jogos. Considerando que em frente ao processo de globalização na chamada “Era da Informação”, a escola não pode estar alheia às tecnologias em desenvolvimentos, devemos integrá-las para que, elas, proporcionadas e aliadas aos jogos, possam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, atrativo, interativo e significativo.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169051
Date: 2016-10-09


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